Usuários da concessionária RGE terão suas contas reajustadas a partir do próximo dia 19. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje aumento de 3,52% para clientes residenciais (consumidores de baixa tensão) e de 3,22% para indústrias (alta tensão).
Conforme a agência, serão afetados 1,3 milhão de unidades consumidoras distribuídas em 262 municípios do Rio Grande do Sul.
Para calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve desde a última correção. A fórmula de cálculo inclui custos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o chamado Fator X, além de custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
O Fator X é um índice fixado pela Aneel na época da revisão tarifária. Sua função é repassar ao consumidor os ganhos de produtividade estimados da concessionária decorrentes do crescimento do mercado e do aumento do consumo dos clientes.