Ditado pela expansão do mercado de smartphones no país, o novo comportamento de usuários de celulares começa a mudar um cenário que durante anos permaneceu intacto. Neste ano, o volume de aparelhos pós-pagos no Brasil cresceu 17,3%, totalizando 42,5 milhões de linhas no fim de outubro, graças principalmente à proliferação dos smartphones. No mesmo período, o aumento do volume de números pré-pagos não passou de 11,9%, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No Rio Grande do Sul, o crescimento de celulares de conta também foi superior: 13,3% contra 9,2% de cartão. A expansão no território gaúcho foi menor, na comparação com o resto do país, devido à histórica presença de uma base maior de aparelhos de conta (veja quadro). Enquanto os telefones móveis com fatura mensal somam 18,3% no país, no Estado esse índice chega a 26,2% - o maior do país.
O crescimento superior de pós-pagos no mercado brasileiro, na comparação com celulares de cartão, é praticamente inédito. Desde que o sistema pré-pago foi lançado, em 1998, a participação dos aparelhos de conta só diminuiu. As únicas exceções ocorreram em 2006 e no ano passado - quando os telefones inteligentes começaram a ganhar força no país e, por consequência, a contratação de planos de dados.
- A expectativa é de que o mercado de smartphones dobre daqui a dois anos - projeta Priscilla Seki, diretora da AT Kearney Brasil.
Conforme dados da consultoria empresarial, dos 60 milhões de celulares vendidos neste ano, 18% foram smartphones. Quem ainda não tem o deseja como um item sofisticado. Quem já usa se pergunta como conseguiram viver tanto tempo sem a tecnologia móvel.
- Acho que não conseguiria mais ficar sem ele - afirma a professora universitária Melissa Fornari, 31 anos, de Porto Alegre, que comprou um aparelho há pouco mais de 15 dias.
Leia a íntegra da reportagem na edição dominical de Zero Hora
Disparada do pós-pago
Smartphones estimulam migração para celulares com conta mensal
Neste ano, o volume de aparelhos pós-pagos no Brasil cresceu 17,3%
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