Centenas de pessoas visitaram o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), nesta sexta, dia 2, a fim de acompanhar a cerimônia oficial de inauguração da Expointer 2011. Além do tradicional desfile dos animais campeões, o evento foi marcado pela presença da presidente da República, Dilma Roussef; do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, entre outras autoridades.
A presença da presidente trouxe pessoas de todo o Rio Grande do Sul. Os funcionários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Elton Rogério Vargas de Quadros, Éverton Santos e Juarez Cassol aproveitaram a vinda de Dilma ao Estado e lotaram um ônibus com 40 manifestantes. Eles protestam por melhores salários, contra cortes orçamentários em educação e pela não privatização de hospitais universitários.
- Estamos há 84 dias em greve e a presidente não quer nos receber, por isso, viemos até aqui - contou.
Já Noé Melo Fernandes, conhecido como Gaúcho do Beira Rio - por se vestir com uma capa do Internacional nos jogos do time e fora deles - vem pela segunda vez na Expointer este ano. Nesta sexta, ele veio somente para ver Dilma Rousseff.
- Uma vez eu encontrei a presidente. Ela me abraçou, beijou a minha capa e disse que era um manto sagrado. Abraçar a Dilma foi a maior alegria da minha vida. Vou tentar chegar perto dela. Tenho a impressão que ela vai se lembrar de mim - declarou confiante.