Com o objetivo de propagar a reflexão sobre a abrangência dos conceitos de sustentabilidade e, principalmente, demonstrar a possibilidade de adoção de práticas economicamente viáveis e ambientalmente corretas, o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-RS) lançou o Guia de Sustentabilidade na Construção Civil no Rio Grande do Sul.
– Queremos que, em um futuro bem próximo, empreendimentos cada vez mais sustentáveis tornem-se regra, não exceção – destaca o vice-presidente e coordenador da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Sinduscon, engenheiro Claudio Teitelbaum.
A publicação disponibilizada em meio físico e eletrônico é um trabalho pioneiro no Estado e conta com o apoio de duas especialistas, a arquiteta Vera Lúcia do Nascimento Rosa e a engenheira Anelise Victória Silva. De acordo com o Sinduscon, foram impressas 500 unidades em papel reciclável, distribuídas a entidades do setor. Mas qualquer pessoa pode ter acesso a uma versão virtual no site www.sinduscon-rs.com.br.
O guia tem 45 páginas e traça um panorama da construção civil no Estado, além de apresentar os conceitos de projetos sustentáveis. O manual dá ainda dicas de gestão de energia, utilização de telhados verdes e destinação de resíduos.