As obras do trecho 1 do Parque Urbano da Orla do Guaíba, na Capital, estão em pleno andamento e não correm o risco de parar. Com valor total de R$ 61 milhões, a obra já está com 30% dos trabalhos concluídos e tem previsão de entrega para o início do próximo ano. As informações são da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae) de Porto Alegre.
O projeto é assinado pelo arquiteto paranaense Jaime Lerner e conta com o financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), órgão do Banco de Desenvolvimento da América Latina. Ao todo, serão revitalizados cerca de 10 hectares da beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, em Porto Alegre.
Serão construídas ciclovias e novos passeios, com iluminação em LED. Também serão instalados 47 postes inclinados com iluminação cênica e luminárias em LED, criando assim uma atração turística. Está previsto um ancoradouro para barcos de turismo, um restaurante sobre a água, seis bares, decks em madeira, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiários, playground, além de duas passarelas metálicas com jardim aquático.