Viver os dias com calma, em contato com a natureza e com as pessoas é um estilo de vida possível dentro da Capital. Em Porto Alegre, o bairro Três Figueiras estimula seus moradores a pensar em uma rotina mais saudável, que pode ser levada a pé entre ruas silenciosas e arborizadas, com o charme de construções clássicas e elegantes. Tudo em uma localização próxima de escolas, universidade, praças e shoppings, além do acesso rápido às avenidas Carlos Gomes, Nilo Peçanha e Protásio Alves.
As características encontradas no Três Figueiras o aproximam do conceito urbanístico de cidades e bairros-jardim, conforme apontou um estudo realizado pela agência de design social UrbsNova. As vias sinuosas e arborizadas equilibram edificações baixas e comércio de rua, terrenos amplos, espaços para jardins privados e vegetação nativa conservada.
A começar pelo nome, em referência a três figueiras localizadas na então Chácara das Três Figueiras (hoje as dependências do Colégio Farroupilha), passando pelo fácil acesso a parques e praças, o clima bucólico do bairro oferece um refúgio em meio ao crescimento da cidade. São elementos que convidam os moradores a levar os dias com tranquilidade e olhar para a vida com mais sensibilidade e atenção.
— Essas características, aliadas ao alto nível de renda que o bairro apresenta, o maior na região Sul, são condições para que o Três Figueiras se apresente diante da cidade de Porto Alegre como um espaço privilegiado para morar, com identidade própria e com projeto urbano — afirma o diretor da UrbsNova, Jorge Piqué.
Para arquitetos e urbanistas, o Três Figueiras é um exemplo de bairro planejado, que teve seu desenvolvimento baseado no plano diretor, mantendo qualidades e características de bairro residencial. Opções de lazer, gastronomia e serviços estão disponíveis dentro do próprio bairro.
Empreendimentos buscam harmonizar arquitetura com o bairro
Com esses atrativos, a região tem se tornado cenário para projetos modernos e alinhados as suas principais características. Assim, morar em casa de forma segura, em uma região central, torna-se possível por meio de inovações como as propostas pela ABF Developments. A incorporadora com conceito de startup se dedica a pensar diariamente em iniciativas disruptivas que tragam inovação à Capital. Resultado dessa pesquisa, o Capítulo 01 e o Balduino são empreendimentos com conceito de casa com piscinas privativas e uma arquitetura diferenciada que valoriza materiais naturais como o concreto aparente e o cortem.
— O Três Figueiras está passando por um processo de transformação com o desenvolvimento de empreendimentos de baixa altura e arquitetura vanguardista. A ABF tem planos de construção de outros projetos que devem incorporar serviços para os moradores, tornando o bairro ainda mais completo — explica o CEO da incorporadora, Eduardo Fonseca.
Primeiro empreendimento do grupo, o Capítulo 01 une arquitetura autoral, design moderno e infraestrutura de um prédio. Mais do que um espaço para morar, um lugar para viver sem pressa. Com aproximadamente 8 mil m² de área total de construção, o empreendimento é composto por 16 apartamentos exclusivos com conceito de casa, metragens variadas e possibilidade de personalização ao estilo do proprietário. A expectativa de entrega é para 2022.
Incorporadora atua com alto padrão em bairros pouco explorados
A ABF Developments assume o protagonismo de seus empreendimentos após mais de uma década de atuação nos bastidores de grandes projetos em parceria com importantes incorporadoras gaúchas. Em permanente inovação, abriu uma sede em Barcelona e tem um conceito de startup no mercado imobiliário, pensando em empreendimentos disruptivos em bairros nobres, mas pouco explorados, como o Três figueiras.
— Somos curiosos, desbravadores e muitos sedentos por ver coisas novas e aprender sobre arte, luxo, arquitetura, urbanismo e de que forma podemos incorporar essas novas tendências na capital gaúcha — afirma o CEO, Eduardo Fonseca.