Motoristas enfrentam dificuldades na manhã deste sábado (31) para acessar o Parque de Exposições Assis Brasil. Quem está de carro aguarda no mínimo uma hora para ingressar na Expointer.
Por volta das 9h, a BR-116 estava trancada nos dois sentidos e o acesso foi bloqueado perto das 10h. Além do movimento intenso da feira, uma obra próxima à estação Petrobras causa congestionamento nos dois sentidos entre Esteio e Canoas. Próximo ao parque, o trânsito trava a partir do viaduto que dá acesso a Novo Esteio.
Na pista lateral, a retenção inicia antes, ainda em Sapucaia do Sul. A reportagem de Zero Hora levou 50 minutos para percorrer dois quilômetros.
A Rodovia do Parque (BR-448) é a melhor alternativa, mas é preciso paciência, pois o trecho apresenta lentidão próximo à Avenida Cezar Antônio Bettanin.
Por volta das 10h30min, a empresa que administra o estacionamento informou que não havia mais vagas. A limitação de vagas e o tempo de espera tem sido uma reclamação constante desde o primeiro dia de feira.
Desde de segunda-feira (26), a venda antecipada de estacionamento está suspensa no site, para evitar que quem fez a compra não consiga deixar seu carro. É possível pedir ressarcimento.
É possível se deslocar ao parque de trem. Devido às restrições da Trensurb em razão da enchente, a empresa oferece ônibus que se deslocam entre o terminal Rui Barbosa, no centro de Porto Alegre, e a Estação Mathias Velho, em Canoas. A partir dali, é possível utilizar o trem até a Estação Esteio. O deslocamento do ônibus até a Estação Mathias Velho leva em torno de 30min, mas pode variar conforme as condições de trânsito. Da Estação Mathias Velho até a Estação Esteio são no máximo 10 minutos.