Desde sábado, 24, todos os olhares do Estado estão voltados para o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, que recebe a 47ª edição da Expointer. A feira agropecuária bateu recorde de visitas em 2023, com a presença de 822.340 pessoas. Neste ano, a expectativa é superar o número de visitantes. Em especial, pelo momento de retomada do setor depois da catástrofe climática de maio no Rio Grande do Sul.
Para celebrar essa retomada, pelo segundo ano consecutivo, a cooperativa agropecuária Cotricampo está presente no evento em Esteio com seu espaço institucional – a Casa Cotricampo. Durante os nove dias de feira, o ambiente servirá como um ponto de encontro da organização com empresários, lideranças e visitantes.
– Queremos estar cada vez mais próximos do nosso público consumidor, mantendo a qualidade que é nossa característica principal, mas também nos apresentando de forma acolhedora, para que possamos reforçar cada vez mais esse vínculo com cada pessoa que acredita e valoriza o nosso trabalho – explica o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi.
Ao longo do evento, a Cotricampo realizará ações e momentos únicos, como, nesta terça-feira, 27, às 19h30, o lançamento da nova linha de embalagens das Farinhas Cotricampo, com receitas especiais para os clientes. Na quinta-feira, 29, às 19h30, está programado o pré-lançamento da nona edição da ExpoAgro Cotricampo, que ocorrerá em 2025, com a presença do Conselho de Administração e Fiscal da Cooperativa, imprensa e lideranças do agronegócio.
Já na sexta-feira, 30, o Comitê Inova Jovens da Cooperativa, com 20 integrantes, será recebido pela diretoria na Casa Cotricampo e participará de vários momentos na casa do Cooperativismo do sistema OCERGS na Expointer, como o programa Campo em Debate, promovido pela Rádio Gaúcha. Além disso, produtores associados participarão do pavilhão do Gado de Leite com exposição de animais e participam dos concursos leiteiros morfológicos.
Em entrevista, o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, fala a respeito da importância de participar da Expointer 2024 e quais são os objetivos da cooperativa neste evento.
Quais são os objetivos da Cotricampo para a Expointer de 2024?
Queremos reforçar o potencial das Farinhas Cotricampo, produzidas pelo nosso moinho, uma das principais indústrias de moagem de trigo do sistema cooperativo do Rio Grande do Sul. Também aproveitaremos a Expointer para realizar o pré-lançamento da ExpoAgro Cotricampo, feira de agronegócio que promovemos anualmente, em fevereiro, em Campo Novo, na região Noroeste. Outro ponto de destaque será a participação do Comitê Inova Jovem, projeto que estamos desenvolvendo desde 2023. Fora isso, estaremos presentes com a Linha Nutrição Animal Cotricampo, que oferece suporte importante em termos de alimentação nutricional para rebanhos de produtores de leite da nossa região de atuação com produtores associados participando com exposição de animais leiteiros.
Qual é a relevância de lançar a nova linha de embalagens das farinhas durante a Expo?
Trabalhamos intensamente para entregar a melhor farinha possível para as famílias e demais clientes. Estamos sempre atentos a novas tendências e melhorias, inclusive no aspecto visual e de entrega do produto final. É por isso que lançaremos, durante a Expointer, novas embalagens. Elas mantêm características de nossa história, mas agregam novos elementos, especialmente para quem gosta de utilizar os produtos da Cotricampo em receitas especiais na cozinha. É também nosso objetivo impulsionar o mercado das nossas farinhas na região metropolitana da capital onde atuamos desde 2023.
De que forma a Cotricampo estará representada no pavilhão do Gado de Leite da Expointer?
A nossa cooperativa trabalha com muita tradição na Linha Nutrição Animal. As rações produzidas pela Cotricampo garantem uma alimentação altamente qualificada para rebanhos leiteiros de produtores de toda a nossa região. Esse é outro papel que a cooperativa cumpre e que nos enche de satisfação, pois a bacia leiteira possui uma relevância estratégica para a região Noroeste. Conseguimos contribuir com essa atividade por meio de um trabalho planejado de assistência técnica e de rendimento nutricional para o gado de leite de produtores associados e que seguem firmes nesse trabalho, superando adversidades e conseguindo altas produtividades. Isso tudo resulta em renda.
Quatro produtores associados à Cotricampo estão participando da Expointer com o suporte da Linha Nutrição Animal: Cabanha Santa Clara, Granja Scherer, Granja Stoll e Cabanha Walker. Estar mais uma vez inseridos na maior feira agropecuária do Estado, com relevância através dos produtores que acreditam na parceria com a Cotricampo, é algo muito especial para nossa instituição cooperativa.
Para a Cotricampo, qual é a importância de participar de uma feira como a Expointer?
Estar inserida em uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina é motivo de orgulho para a Cotricampo. Ainda mais neste ano, em que o Rio Grande do Sul enfrentou a maior catástrofe climática de sua história. Compreendemos o significado que esta 47ª edição da Expointer tem para a população gaúcha. O evento se tornou um símbolo da retomada de nossas principais atividades, especialmente o agronegócio, que é o carro-chefe de nossa economia.
Portanto, queremos aproveitar a feira para reforçar o papel do cooperativismo como indutor do desenvolvimento socioeconômico de nossas regiões, apresentando alguns dos principais potenciais que a Cotricampo têm trabalhado ao longo dos últimos anos.