Se no ano passado a paisagem era de seca, em 2024 foi a chuva que deu as boas-vindas aos visitantes da 24ª Expodireto Cotrijal. A feira abriu os portões nesta segunda-feira (4), em Não-Me-Toque, no norte do Estado. Até sexta-feira (8), espera receber 320 mil visitantes, mesmo com a previsão de chuva para a semana.
Nem o tempo fechado afastou o público da estreia da exposição. Levantamento da direção do evento aponta que 35,6 mil pessoas visitaram a feira neste primeiro dia — número superior aos 35.320 que prestigiaram a estreia no ano passado. Pelas ruas do parque, capas e guarda-chuvas se misturavam entre os estandes de máquinas e novidades para o campo.
O início da manhã foi marcado pelas filas já conhecidas para acessar o parque. O estacionamento, no entanto, que teve 2 mil vagas ampliadas para a edição, não apresentou transtornos aos motoristas.
Munida de “sombrinha” para se proteger da chuva e carregada de compras do Pavilhão da Agricultura Familiar, a aposentada Maria Rejane Bernardes, 65 anos, chegou cedo para o dia de passeio. Moradora de Não-Me-Toque, frequenta quase todos os anos a exposição para ver as flores e as novidades.
— Está muito lindo! Nem a chuva atrapalhou o visual - elogiou a aposentada, enquanto fazia fotos dos jardins floridos com o celular.
Cobertos pela capa de chuva, o casal Gilmar Aldolfo Lehr e Sandra de Camargo Lehr, ambos de 60 anos, aproveitou o primeiro dia de feira para olhar as máquinas nos estandes. Produtores rurais em Rosário do Sul, eles costumam visitar a Expodireto sempre que possível. Este ano, vieram em busca de um pulverizador para a propriedade e se protegiam como podiam para escapar da chuva.
— Atrapalha um pouco o passeio, mas é bom que venha! Se viesse assim na nossa região, não me importaria de tomar um banho — brincou o produtor, fazendo menção à chuva irregular na região das suas lavouras.