Aposentados e pensionistas que recebem benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acessar o site do órgão para emitir o Informe de Rendimentos do ano-base 2019, necessário para preencher o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020.
Para consultar e imprimir o documento, é necessário acessar o sistema Meu INSS e fazer o cadastro com o número do benefício, data de nascimento e CPF. Ao acessar a plataforma de serviços, o beneficiário deverá selecionar o item "Extrato para o Imposto de Renda". Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo do Meu INSS, disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS.
O Informe tem por competência comprovar o recebimento do benefício. Detalha os valores recebidos, os eventuais descontos, bônus e a data de recebimento dos valores. Quem tiver dificuldade de acessar o site poderá procurar o atendimento presencial em uma das agências do INSS, com o número do benefício, CPF e documento com data de nascimento e nome completo.
A Receita Federal ainda não anunciou as regras para a declaração do Imposto de Renda 2020 — é possível que as normas sejam anunciadas até o final desta semana. Em geral, o prazo de declaração vai do início de março até final de abril.