Motoristas que pagarem o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até o final do ano terão um alívio acima de 6% na conta em relação ao pagamento no prazo final, em abril. Além dos descontos por antecipação anunciados pelo governo do Estado para o calendário 2020 (de 3% em dezembro e janeiro, 2% em fevereiro e 1% em março), a quitação apenas no próximo ano implica peso extra de 3,35% na conta.
Esta deve ser a variação da Unidade de Padrão Fiscal do Rio Grande do Sul (UPF-RS) na virada do ano. Na prática, a nova UPF leva o governo a aumentar a avaliação dos veículos, o que causa aumento proporcional nos IPVAs. Conforme a Divisão de Arrecadação da Receita Estadual,
o governo recebe a tabela Fipe com os valores dos automóveis em outubro e os converte em UPFs. Quando a UPF sobe, os preços estimados para cada carro em reais são atualizados na mesma proporção.
De acordo com simulações do consultor financeiro Adriano Severo, a antecipação de IPVA de um dos carros mais vendidos no Estado em 2019, o Chevrolet Onix, gera uma economia de R$ 81 em relação ao pagamento apenas em abril, sem desconto e com a nova UPF. Em um carro um pouco mais caro, como o HB20,
a diferença pula para R$ 86. É importante lembrar que o contribuinte pode contar com descontos como de Bom Motorista e Bom Cidadão, que não são condicionados à antecipação.
— Para quem tem condições financeiras, é mais vantajoso pagar o IPVA antecipado e usufruir do desconto para cobrir outra despesa deste início de ano — avalia Severo.
O especialista calcula que não vale a pena manter o dinheiro em uma aplicação financeira para resgatar apenas em abril e pagar o IPVA, abrindo mão dos incentivos à antecipação. Com a Taxa Selic em queda (baixou para 4,5% ao ano nesta quarta-feira, 12), as aplicações rendem menos do que o acréscimo do imposto após o período de desconto por antecipação.
* As simulações são do consultor financeiro Adriano Severo com valores para modelos 2019, zero quilômetro, motor 1.0, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado, do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS) e da Tabela Fipe.