Esta quinta-feira (28) é o último dia para empresas, bancos e corretoras de valores enviarem aos contribuintes os informes de rendimentos. Os comprovantes são usados no preenchimento da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, que tem prazo de entrega entre 7 e março e 30 de abril.
Salários, descontos do Imposto de Renda na fonte, contribuições para a Previdência Social, rendimentos de investimentos e saldo na conta corrente e em aplicações financeiras são algumas das informações que devem ser enviadas. Os dados servem para que a Receita Federal cruze as informações e verifique se o contribuinte está em dia com as obrigações tributárias.
Os planos de saúde também devem enviar os gastos do contribuinte e de dependentes do ano passado. Esses valores são usados nas deduções do Imposto de Renda. Além disso, os fundos de pensão e os planos de previdência aberta também devem entregar os informes de contribuições e de patrimônio.
Estes informes não precisam ser enviados por papel, o contribuinte pode baixar os comprovantes nos sites das instituições financeiras. Já com relação às empresas, os dados também podem ser passados eletronicamente ao trabalhador. Quem tem conta em mais de uma instituição, deve receber os informes de cada uma.
A consulta já está aberta para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O segurado pode baixar os comprovantes no site do INSS. O documento também está disponível no aplicativo Meu INSS.