Após o adiantamento da primeira parcela do 13º para a maioria dos trabalhadores, a expectativa de supermercadistas é de que sejam injetados R$ 13,7 bilhões na economia gaúcha no início de dezembro. Com a proximidade das festas de fim de ano, o Instituto Segmento Pesquisas ouviu consumidores e empresários do setor para entender as perspectivas de compras.
Encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercado (Agas), o levantamento mostrou que é esperado um aumento de 3,6% nas vendas em relação a 2017, além da alta de 0,9% no preço dos produtos consumidos nesse período.
Bombons, aves (como peru) e as típicas lentilha e carne de porco do fim do ano estão na lista dos gaúchos, que irão ao mercado para comprar alimentos, bebidas e presentes. O instituto projeta que as vendas dos panetones cheguem a 4 milhões, gerando um faturamento médio de R$ 60 milhões aos supermercados.
A pesquisa mostrou ainda que gêneros alimentícios, peixes e bebidas destiladas tiveram uma variação negativa nos preços, puxando para baixo a média de preço dos produtos em geral. Confira a variação de custo de alguns itens em novembro de 2017 e 2018.
Os dados indicaram que o churrasco, no topo do cardápio do fim de semana dos gaúchos, está longe da preferência do Natal e Ano-Novo. As aves, espumantes, lentilha, pernil e as bebidas destiladas são os primeiros itens que os consumidores irão procurar nas vitrines.
Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a entidade recomenda que os consumidores programem uma antecipação nas compras para evitar filas.
— Quem deixar para a última hora não encontrará produtos mais caros, mas poderá não encontrar a marca ou tipo de produto preferido, além de certamente enfrentar filas — alerta.