O período de declarações do imposto de renda entrou na reta final e 46% dos contribuintes da Serra ainda não enviaram as informações a Receita Federal. Segundo o levantamento da Delegacia de Caxias do Sul, que abrange 51 municípios, foram entregues 123 mil declarações de 265 mil previstas. Em Caxias do Sul, o percentual de quem já "acertou as contas com o Leão" é um pouco maior, 48%. De 116 mil contribuintes, foram entregues 56,6 mil declarações.
De acordo com o superintendente da Receita Federal em Caxias do Sul, Nilson Sommavilla Primo, este comportamento é semelhante ao dos últimos anos tornando possível prever que até o final desta semana o número de declarações alcance 75% do total e restem mais de 20% que serão feitas na última semana.
— Muitos contribuintes até estão com as declarações quase prontas, mas ainda não transmitiram — aponta.
As principais dúvidas que a Receita Federal de Caxias do Sul tem respondido neste ano, conforme o delegado de Caxias, são por conta de algumas mudanças em relação ao ano passado para declaração de bens, como imóveis e carros. Segundo Sommavilla, números de matrículas, informações de impostos e outros registros que antes não eram solicitados em campos específicos, agora poderão ser incluídos. O superintendente destaca, porém, que esse preenchimento ainda não é obrigatório, mas deve ser no ano que vem e, por isso, é uma oportunidade para o contribuinte já ir se preparando.