Nesta quinta-feira (29), termina o prazo para o contribuinte pagar o IPVA 2018 com desconto. O abatimento pela antecipação é de 1% e o desconto máximo, nesta data, é de 20,80% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Também pode ser feito o pagamento integral da terceira parcela do imposto. Após esse prazo, os proprietários de veículo têm até 23 de abril para quitar o imposto sem desconto.
Deve pagar o IPVA de 2018 todo proprietário de veículo fabricados a partir de 1999. O imposto pode ser pago no Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Bom motorista e bom cidadão
O programa Bom Motorista prevê que os condutores que não receberam multas nos últimos três anos tenham dedução de 15%. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.
Já o desconto do Bom Cidadão dá aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo cem notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
Confira as próximas datas para pagamento
Até 29 de março
- 1% de desconto pela antecipação e máximo de 20,80% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Pode ser feito o pagamento integral, da terceira parcela ou do saldo.
Até 23 de abril
Encerrado o período com desconto sobre o valor do imposto, o calendário do IPVA ingressará na etapa de pagamento conforme o número final da placa do veículo. A partir do dia 2 de abril (final de placa nº 1), a cada semana haverá três vencimentos do IPVA. Essa fase se encerra no dia 23 de abril:
Final de placa 1: 2 de abril
Final de placa 2: 4 de abril
Final de placa 3: 6 de abril
Final de placa 4: 9 de abril
Final de placa 5: 11 de abril
Final de placa 6: 13 de abril
Final de placa 7: 16 de abril
Final de placa 8: 18 de abril
Final de placa 9: 20 de abril
Final de placa 0: 23 de abril
Quem deve pagar IPVA?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1999.
Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório, DPVAT, taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar?
Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Como saber se você tem pendências?
Para auxiliar os contribuintes, a Fazenda tem disponível um site sobre o IPVA. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.
Pagou o IPVA e não recebeu o documento? Veja como proceder
- Se você quitou o IPVA mas não recebeu a documentação deve, em primeiro lugar, checar no site do Detran se ainda há alguma outra pendência relativa ao veículo (verificar, por exemplo, se há multas vencidas e se a taxa de expedição e o DPVAT foram pagos). Para isso, basta clicar na aba "Consulta de Veículos", informando a placa e o Renavam do veículo.
- Após, clique em "Documento (CRV/CRLV)", onde você poderá checar dados sobre a postagem (data em que foi feita, número do AR e situação). Se, por exemplo, as tentativas de entrega terminaram e o proprietário do veículo não foi encontrado em casa, pelo número do AR será possível identificar onde o documento pode ser retirado.