Depois de encerrada a etapa de pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o governo do Estado liberou, a partir desta quarta-feira (3), o parcelamento do valor do tributo em três vezes. Além dessa modalidade, o motorista também pode optar pela quitação integral do imposto com descontos de até 22,4%. A data-limite para ambas é 31 de janeiro. No caso do parcelamento, até esta data, é preciso pagar a primeira prestação.
As demais parcelas devem ser quitadas até 28 de fevereiro e 29 de março. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.
Segundo o Piratini, 891.144 motoristas se valeram do desconto máximo de 24,73%, oferecido a quem pagou em cota única até 2 de janeiro e contou com os benefícios máximos do Bom Cidadão e Bom Motorista. Com isso, a arrecadação do IPVA 2018 superou a meta inicial estabelecida pela Receita Estadual e fechou em R$ 719 milhões. Lembrando que metade do valor é repassada de maneira automática para as prefeituras gaúchas conforme o município de licenciamento do veículo.
Parcelamento
Para alcançar o desconto máximo de 22,4% no mês de janeiro, o contribuinte precisa somar as vantagens dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de 15%. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e, para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo cem notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
Confira o calendário:
Pagamento até 31 de janeiro
- 3% de desconto pela antecipação e máximo de 22,40% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Nesse período pode ser feito o pagamento do valor integral ou da primeira parcela.
Pagamento até 28 de fevereiro
- 2% de desconto pela antecipação e máximo de 21,60% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Pode ser feito o pagamento integral, da segunda parcela ou do saldo.
Pagamento até 29 de março
- 1% de desconto pela antecipação e máximo de 20,80% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Pode ser feito o pagamento integral, da terceira parcela ou do saldo.
Pagamento até 23 de abril
- Valor integral, sem desconto
Vencimento conforme o final da placa:
Placa com final 1 - 2 de abril de 2018
Placa com final 2 - 4 de abril
Placa com final 3 - 6 de abril
Placa com final 4 - 9 de abril
Placa com final 5 - 11 de abril
Placa com final 6 - 13 de abril
Placa com final 7 - 16 de abril
Placa com final 8 - 18 de abril
Placa com final 9 - 20 de abril
Placa com final 0 - 23 de abril