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Pioneirismo e inovação fazem parte da história da Ipiranga. Há 85 anos a empresa nasceu como a primeira refinaria brasileira e, sempre pensando lá na frente, vem evoluído no seu posicionamento de “posto completo” para apoiar a mobilidade e oferecer conveniências que facilitem o dia a dia das pessoas. Esse olhar no futuro, fez com que a empresa começasse a escrever sua trajetória com foco em operações de excelência, combustíveis de qualidade e atendimento ao consumidor.
Sua proposta de valor institucional compreende também lojas de conveniência AmPm e unidades de serviço automotivo Jet Oil, além de soluções para B2B, como o Pró-Frotas – ferramenta pioneira, 100% digital e gratuita para gestão e pagamento de abastecimentos, realização de transações via aplicativo e exibe informações em tempo real, integração via rastreadores, recolhimento de notas fiscais, entre outras funcionalidades.
Atualmente, são mais de 7 mil postos e 4 mil grandes clientes, que aplicam o portfólio pioneiro de produtos e serviços da Ipiranga para atividades da indústria, transporte, logística e carga.
O olhar apurado para o futuro é reforçado na campanha dos “85 Anos Lááááááá na Frente”, na qual a empresa reforça sua história com visão ampla de mercado para os próximos anos.
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Diversidade e inclusão
– A Ipiranga tem a diversidade como um componente essencial na sua estratégia de negócios e essa é uma frente que vem sendo fortemente impulsionada dentro de toda a companhia. O respeito às singularidades e a garantia de um ambiente inclusivo são altamente percebidos pelo time, mas a empresa tem como desafio a evolução do ambiente organizacional para que se torne cada vez mais inclusivo – explica a vice-presidente de Marketing e Negócios da Ipiranga, Bárbara Miranda.
A governança do tema cabe ao Comitê de Diversidade, que se reporta a três diretores sponsors do Programa de Diversidade. Todas as estratégias são traçadas com a participação dos membros dos grupos de afinidade. A companhia conta, por exemplo, com o Ipiranga Talent, programa de estágio que reserva 50% das vagas a candidatos negros. O índice alcançado foi de 66%.
A companhia aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres e Pacto Global) e colocou ações em prática: nos últimos programas de trainee da companhia, 67% das vagas foram preenchidas por mulheres. Além disso, a Ipiranga criou o Women Speed, programa de mentoria para acelerar a presença feminina em cargos de liderança. O Operação Mulher, curso de formação de operadoras, que está em andamento em Paulínia (SP) com 20 profissionais, prevê a formação de outros novos talentos femininos em Fortaleza (CE). A Ipiranga também se tornou a primeira distribuidora de combustíveis a patrocinar o Campeonato Estadual de Futebol Feminino – o Gauchão Feminino Ipiranga.
Neste ano, a Ipiranga também iniciou as inscrições para o Programa Construa, direcionado exclusivamente para pessoas com deficiência em todo o país para formar e acelerar o desenvolvimento de 10 consultores administrativos para área de negócio. A empresa também promoveu, em parceria com o Museu do Ipiranga (SP), ações com foco em mobilidade e inclusão. Além de patrocinar a instituição e doar cadeiras de roda para ajudar na mobilidade dos visitantes, contribuiu para que mais de 200 estudantes da rede pública conhecessem o Museu, fornecendo transporte exclusivo em um ônibus da companhia.
Soluções empresariais
Indo além dos postos, a Ipiranga atua no mercado B2B, fornecendo combustível e gerenciando o abastecimento de empresas de médio e grande portes. A companhia também é a principal parceira da startup Pró-Frotas, primeira solução de gestão de abastecimento 100% digital, que integra todos os dados em um único ambiente para facilitar a vida do gestor de frota. Os números são expressivos: já são mais de dois mil postos credenciados, mais de 30 mil downloads do aplicativo e mais de 100 mil transações por mês.
Outro projeto que mostra a inovação dentro da marca é o Km de Vantagens, primeiro programa de fidelidade, lançado em 2008. Atualmente, são mais de 36 milhões de cadastrados. A iniciativa se tornou um acelerador de negócios para os revendedores e franqueados da rede.
Com foco nos clientes, a empresa também desenvolveu a plataforma de comunicação Histórias que Só Tem Lá. A campanha convida os consumidores a trazerem momentos que já viveram com a marca, representando a relação de proximidade e conexão que possuem com a Ipiranga.
Visando o público interno e externo, a Rede criou diversas campanhas durante a pandemia. O programa Saúde na Estrada continuou realizando atendimento aos caminhoneiros, oferecendo vacinas, testes para Covid-19 e check-up de saúde.
Em março de 2022, a Ipiranga chegou ao Metaverso. Os gamers puderam realizar no universo digital atividades como abastecer em postos da rede, delivery de produtos AmPm, corridas com os carros da equipe Ipiranga Racing, interagir com figuras conhecidas da marca, como o cão frentista Fred e os pilotos César Ramos e Thiago Camilo.
– Nesse período, também fizemos ações especiais. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, por exemplo, criamos uma personagem feminina, inspirada pela história de Maria Athênice, primeira mulher a ser proprietária de um posto de gasolina no Brasil. Promovemos a ressignificação do termo “Maria Gasolina” por meio das ações da própria personagem no jogo. Também convidamos as principais streamers e gamers nacionais para participarem desse momento, como Tawna, CamilotaXP e Ale Maze – complementa Bárbara.