Há quase dois anos, as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa. Durante esse período de reclusão, muitas delas começaram a repensar os espaços e tentar combinar melhor o lugar onde vivem com o seu estilo de vida.
Pequenas ou grandes reformas, investimento em itens de decoração e conforto e até mesmo mudanças para outros bairros, cidades e estados cresceram muito desde o início da pandemia. A busca por bem-estar – em um lugar realmente seu, com sua cara – virou o objetivo de muita gente.
Essa mudança de mentalidade em relação ao local onde moram vai ao encontro, aliás, a um dos nortes da Colla Construções, que irá lançar um novo empreendimento no Bairro Petrópolis, em Porto Alegre (Rua Faria Santos, 220). Batizado de Faria Santos, o projeto foi pensado desde o início para ser um lar aconchegante, confortável e cheio de estilo. Inspirado em elementos apaixonantes por natureza, como o clima tropical e a brasilidade, o empreendimento será lançado ainda em 2021.
Apesar de ainda estar em fase de pré-lançamento, o empreendimento já teve algumas informações importantes reveladas. Serão 22 apartamentos de 136 metros quadrados com três suítes, lavabo, sacada com churrasqueira e cozinha integrada com living em conceito aberto. Além disso, o prédio abrigará duas unidades Garden (de 200 e de 167 metros quadrados) e duas coberturas de 209 metros quadrados.
– Quando criamos o projeto, imaginamos moradores de diferentes perfis tendo à disposição variadas possibilidades de planta. O living estendido com estar, jantar e sacada, por exemplo, permitirá tanto uma sala ampla com home theater, quanto a abertura de um novo dormitório. Quem preferir poderá usar a cozinha aberta e integrada à área de estar, mas fechar o espaço também será uma possibilidade – afirma o arquiteto do projeto, José de Barros Lima.
Aconchego e brasilidade
Ao mesclar conceitos da brasilidade com a arquitetura contemporânea, o Faria Santos visa reforçar as raízes do país a partir de diferentes elementos visuais que transmitem aconchego e o frescor da natureza. Entre eles, é possível citar recursos charmosos como o forro em madeira ripada no hall, o piso em basalto, o concreto aparente dos pilares e no revestimento das paredes, além da vegetação nativa que ajudará a dar ainda mais vida e alegria aos apartamentos.
– O projeto é concebido para que a percepção entre interior e exterior se confunda, no qual tudo seja integrado. Assim, o paisagismo passa a se fundir com os interiores por meio da extensão do piso externo e da vegetação que adentra o edifício – explica a sócia do escritório de arquitetura OSPA, Aline Comiran.
Para a incorporadora, a integração dos ambientes dos apartamentos vai muito além da beleza visual. Isso porque os locais onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo têm forte relevância em fatores emocionais, como a sensação de felicidade.
– A relação dessas áreas tem exatamente o objetivo de incentivar a felicidade dos moradores. Ao retirarmos as barreiras e tratarmos a iluminação natural, a orientação solar e a fluidez de circulação com protagonismo, criamos um lugar agradável no qual as pessoas sintam prazer em estar e viver – finaliza Colla.