Influenciador, ou youtuber, já é algo que crianças apontam com aquilo que querem ser quando crescer. Fazer vídeos para redes sociais é algo bem mais fácil de fazer e distribuir do que até pouco tempo atrás. Vídeos de propaganda, testes de produtos, culinária, viagens, streaming de games, ou até mesmo a rotina diária da casa, proliferam na internet. Para alguns destes produtores, que engajam de forma mais sistemática nesta atividade, trata-se de uma profissão relativamente consolidada.
Trata-se de um mercado em franca expansão. Segundo a Business Insider Intelligence, o investimento em influenciadores deverá ficar entre 5 e 10 bilhões de dólares em 2022. E isso se justifica pelo fato de que, segundo a Qualibest, 55% dos brasileiros buscam opinião de influenciadores antes de comprar um produto e 73% já efetuaram alguma compra por causa de um influenciador.
Neste episódio #79 discutimos justamente esta nova força de mercado. Publicidade é parte da dinâmica de uma sociedade, o que a torna sujeita, claro, a responsabilidades. Quais os limites dos influenciadores? O que eles influenciam? Batemos um papo com a Gabriella Bordasch, que, além de jornalista e empreendedora, se reconhece como influenciadora. Dá o play!
Conversa de Fundamento é um podcast da Escola de Negócios da PUCRS. Conversas leves e descontraídas - mas com muito fundamento! - sobre economia, negócios, cultura e atualidades. Nesta temporada, em parceria com GZH. Siga o podcast também no Instagram @conversadefundamento.