Com a música Envolver, Anitta alcançou o Top 1 do Spotify Global. O videoclipe desta música já alcançou 176 milhões de visualizações no YouTube. Ainda recentemente, Anitta também fez uma apresentação muito celebrada no Coachela, um dos maiores festivais de música pop do mundo. Ela é um bom exemplo de uma conexão bem-sucedida entre música e negócios.
A apresentação da cantora não veio livre de algumas polêmicas, especialmente sobre o quanto do show representava o Brasil – uma vez que este parece ter sido o mote da apresentação. A questão é que a proposta de representar o Brasil transcende uma abordagem apenas artística, mas também carrega uma proposta de negócio, de inserção no universo da música com uma marca. E isso foi francamente discutido nos canais de cultura pop nos últimos dias.
Esta deixa também serve para discutirmos o quanto das estratégias de negócios – que envolvem desde a produção do artista, passando por gravação e distribuição – acaba afetando as características e (por que não?) a qualidade da música.
Neste episódio #77 do Conversa de Fundamento batemos um papo sobre estas questões na música moderna, relacionando arte e negócios – e, claro, várias dicas e pitacos da bancada. Dá o play!