Se você já jogou algo na plataforma Sandbox ou Decentraland, ou já jogou Second Life ou Sim City, você já teve contato com o que é (ou, pelo menos, se aproxima) do metaverso. O dicionário Collins define metaverso – aqui em tradução livre - como “uma versão da internet que incorpora ambientes virtuais tri-dimensionais”. Mas, esta definição não é exatamente consensual nem fechada. Trata-se de uma área em franca expansão.
O que sabemos é que se trata de uma grande revolução tecnológica que está em curso, e que já tem impactos no mundo dos negócios – e demonstra que, brevemente, terá muito mais. Já existe comércio, através de meios digitais, para espaços e outros itens no ambiente virtual do metaverso. Para se ter uma ideia, recentemente um terreno foi negociado na plataforma Decentraland, através de criptomoedas, pelo equivalente a bagatela de US$ 2,4 milhões.
Neste episódio #73 do Conversa de Fundamento nós batemos um papo sobre essa nova realidade, especialmente no que diz respeito aos impactos sobre o futuro dos negócios. Para esta conversa recebemos também a Giane Guerra, que tem acompanhado o surgimento e a repercussão do metaverso nos negócios e na economia. Só dar o play!
Conversa de Fundamento é um podcast da Escola de Negócios da PUCRS. Conversas leves e descontraídas - mas com muito fundamento! - sobre economia, negócios, cultura e atualidades. Nesta temporada, em parceria com GZH. Siga o podcast também no Instagram @conversadefundamento