Em fachadas de prédios, festivais de música ou até em uma sala de reunião. Os painéis de LED Full Color já são uma realidade no país por proporcionarem uma experiência diferenciada a quem assiste.
Dados do Ibope indicam que a mídia OHH (mídia da integração multi tela) já é o terceiro meio com maior investimento publicitário do Brasil em 2024. Além disso, conforme o IMARC Group, este setor movimentou US$ 16,9 bilhões em 2022 e deve alcançar US$ 35,7 bilhões até 2028.
Esse constante interesse pode ser observado por quem implanta esse tipo de mídia, como é o caso do Grupo Idea Painéis de LED, de Caxias do Sul. Segundo o diretor comercial da empresa, Tiago de Lucena, a tecnologia está presente em redes de atacados, fachadas, vitrine de lojas, shopping centers ou Mídia OOH.
A atuação do grupo acontece em todos os Estados do Brasil, com projetos no Norte e no Nordeste, mas com grande foco no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste do país. Os painéis de LED Full Color são aplicáveis no formato outdoor e indoor, muito utilizados em publicidade, propaganda, igrejas, lojas, vitrines, shows, eventos, estádios, ginásios, supermercados, teatros, cenários, postos de combustível, estúdio de TV, entre outros.
Um dos grandes projetos está no prédio de uma cooperativa de crédito em Primavera do Leste, no Mato Grosso, considerada a maior fachada em painel de LED da América Latina. Com 180 metros quadrados, foram instaladas mais de 171 placas deste componente eletrônico. Já em Florianópolis, está o maior painel de LED em rooftop da América Latina, com 350 metros quadrados de painéis de LED e que fica em um prédio de um ecossistema para estratégias de marketing.
Já em espaços internos (indoor), os painéis estão em várias empresas multinacionais, como em salas de reuniões e auditórios. Também podem ser vistos no estúdio da RBS TV, em Porto Alegre, em redes de supermercados (gôndolas, açougues e identificação externa), imobiliárias, entre outros segmentos.
Em entrevista, o diretor comercial do Grupo Idea Painéis de LED conta esse momento de evolução da empresa e deste tipo de mercado. Confira:
Na sua visão, como está o segmento de painéis de LED Full Color no Brasil?
No exterior, as soluções e os painéis já são muito difundidos. No caso do Brasil, desenvolveu-se de maneira mais sólida nos últimos cinco anos. Vejo que existem segmentos que não têm mais como fugir deste recurso de mídia, como supermercados, imobiliárias ou varejo, para que possam realmente impressionar visualmente seu público. Estamos em uma expansão muito grande e acredito que o painel de LED Full Color é a bola da vez no mercado nacional.
E como foi a trajetória do Grupo IDEA ao longo dos anos?
Em 2024, completamos 15 anos de história. Hoje somos um grupo que compõem, além da comercialização de Painéis de LED Full Color, o aluguel de longo prazo desses equipamentos. Temos também uma empresa que explora a mídia OOH na serra gaúcha, com diversos painéis de led com 24m2 cada em pontos muito estratégicos. Por fim o grupo possui também uma incorporadora focada na construção de casas de alto padrão.
Nos primeiros anos, vendíamos basicamente painéis para mídia externa. Trouxemos para Caxias do Sul o primeiro painel LED Full Color, que foi um dos maiores do Brasil naquela época, com 25 metros quadrados, algo que era bem raro. Em paralelo a isso, realizamos algumas vendas pelo país. Iniciamos nos Estados de Mato Grosso e Minas Gerais, além do Nordeste, mas ainda de uma maneira pontual.
Em 2012, a empresa começou o primeiro boom de vendas, crescemos com a mídia outdoor. E, nos últimos quatro anos, expandimos para o indoor, com muita presença em shopping centers e igrejas evangélicas. Recentemente, os supermercados e as imobiliárias adquiriram de forma mais consistente nossas tecnologias. Por conta disso, atualmente, o seguimento do indoor representa 40% do nosso faturamento.
E qual é o momento atual do grupo?
As empresas perceberam que possuímos grandes diferenciais. Conseguimos entregar um produto muito personalizado. Primamos em atender muito bem os clientes, desde o pedido do orçamento até a execução do projeto. Para cada contato, antes de mandar o valor de investimento, vamos ligar para entender o que o cliente precisa, dar orientações, explicar os modelos de resolução e assim dar um norte para o projeto.
A qualidade dos nossos produtos é algo bem relevante. Os nossos painéis de LED Full Color possuem cores mais vivas e contrastes nítidos, mesmo sob luz solar direta, garantem que as mensagens sejam vistas de maneira clara e impactante. Independentemente do ângulo ou da distância, o público consegue ter uma experiência visual diferenciada. Para que isso ocorra, os equipamentos são produzidos com o LED SMD de alta tecnologia, que utiliza em sua manufatura fios de ouro na interligação dos componentes.
Já nos painéis outdoor, existe todo procedimento para protegê-lo para que fiquem impermeáveis, com classificação IP65 (produto que é completamente à prova de poeira e protegido contra jatos de água). O equipamento recebe um encapsulamento à prova d' água e depois uma resina faz a proteção final, além de uma máscara de plástico na frente que permite que o equipamento esteja exposto às chuvas.
Para se ter uma noção, no início da Idea, trabalhamos com pixels mais altos para o mercado de outdoor. Por exemplo, era tudo P20 (distância entre pixel). Hoje, nos modelos Outdoor, trabalhamos com P8, P6 e P5, o que fez evoluir muito a qualidade de imagem dos painéis.
Outra vantagem é que este tipo de painéis tornou-se mais acessível financeiramente por conta da evolução e da fabricação dos equipamentos. Há cinco anos atrás, os painéis custavam três vezes mais do que o valor atual.
E quais são os principais planos em vista?
Queremos ampliar nosso atendimento em atacarejos, shoppings, lojas e imobiliárias. Se for apontar tendências, uma delas é atender setor de imóveis de luxo, que estão presentes em São Paulo e Rio de Janeiro, bem como projetos de painéis em 3D. Além disso, pretendemos seguir expandindo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.