Utilizar soluções inovadoras na agricultura tropical pode aumentar significativamente a eficiência e proporcionar ganhos econômicos consideráveis. Essa análise é do levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Já em relação à sustentabilidade, a primeira edição da pesquisa Caminhos da Tecnologia no Agronegócio, realizada conjuntamente pela KPMG e SAE Brasil, faz um apontamento interessante: 96% dos participantes afirmam gerenciar suas propriedades de acordo com as normas socioambientais. Apenas 4% revelaram desconhecer o que é necessário fazer nesse sentido.
Por conta disso, não é à toa que projetos inovadores e empreendimentos no setor agropecuário estão sendo reconhecidos por esta visão em seus negócios. São atividades que vão desde a implementação de tecnologias até o fortalecimento das práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG).
Foi desta maneira que a Reinigend Tecnologia e Higienização, empresa localizada em Teutônia, conquistou o 12º Prêmio Vencedores do Agronegócio e o 8º Elas no Agro, promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul). Na ocasião, a empresa foi agraciada na categoria “Antes da Porteira”, pelo desenvolvimento do produto Bett Sec 600.
A sócia e diretora comercial da Reinigend Tecnologia e Higienização, Gicele Mylius, explica que este produto utiliza nanotecnologia e possui uma alta capacidade de retenção de umidade em camas de bovinocultura, suinocultura e avicultura, reduzindo o consumo de serragem e os custos associados à manutenção. Ela pontua que este insumo pode auxiliar os produtores, ainda mais neste momento de recuperação do Rio Grande do Sul.
– Não podemos esperar que as soluções venham prontas e a nossa empresa quer ser reconhecida como uma indústria que inova – ressalta.
Com mais de 20 anos de atuação, a Reinigend desenvolve produtos tecnológicos e biodegradáveis na área de higienização e desinfecção. Além do setor do agronegócio, possui soluções para indústria de alimentos, de bebidas, home care, automotiva, clínica e hospitalar, entre outras.
Confira abaixo 4 motivos que fizeram a Reinigend ser premiada.
1) Maior poder de absorção
De acordo com Gicele Mylius, se comparado com a cal normalmente usada na pecuária, o Bett Sec 600 possui um poder de absorção de 600 vezes maior. Por exemplo, se um produtor utilizar um saco de cal (20 quilos), basta aplicar um quilo da solução da Reinigend. Esse benefício favorece o produtor no manuseio do insumo.
2) Sustentabilidade e economia
Além das qualidades de absorção, há um maior custo-benefício. Após sua ação, o Bett Sec 600 transforma-se em uma fonte de cálcio, proporcionando mais valor à cama dos animais, segundo a empresa. Quando for necessário o descarte, esse material pode ser utilizado como adubo, fechando o ciclo com um benefício ambiental, tornando-se sustentável.
3) Bem-estar animal
Costumeiramente, a cal utilizada nas camas para os animais pode ter uma alta alcalinidade e, no caso dos frangos, pode causar queimaduras em suas patas. A aplicação do Bett Sec 600 evita esse maior volume de alcalinidade, o que melhora as condições de bem-estar animal.
4) Parcerias estratégicas
Conforme a sócia e diretora comercial da Reinigend Tecnologia e Higienização, a empresa trabalha seus produtos com um olhar inovador e busca trazer soluções diferenciadas ao que o mercado oferece. Para isso, o desenvolvimento dos seus produtos conta com parcerias estratégicas. Entre elas, estão a Universidade do Vale do Taquari (Univates), laboratórios de São Paulo e centros de pesquisas, como o Biopar, do Paraná.