O mercado brasileiro de frango deve bater novos recordes em 2024. Essa é uma estimativa divulgada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa trimestral de abates de animais, mostram que a produção nacional de carne de frango atingiu mais de 10 milhões de toneladas na parcial de 2023, o que corresponde a um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Rio Grande do Sul produz 11% da proteína de frango do país, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o mercado gaúcho se mostra em expansão.
Um exemplo disso vem da região noroeste do Estado, onde o abatedouro Frangos Piovesan comemorou recentemente 25 anos de atuação. Localizado no município de Frederico Westphalen, a empresa reuniu em sua sede, no dia 30 de abril, mais de mil pessoas, que puderam conferir a inauguração oficial da ampliação de seu setor de industrializados, com o lançamento das linhas de Salsicha Hot Dog e Calabresa.
O evento é considerado um marco na história da Frangos Piovesan, pois reuniu clientes, colaboradores, parceiros e autoridades locais e apresentou os planos para o futuro da empresa. Segundo o sócio proprietário, Vanderlei Piovesan, foram investidos mais de R$ 14 milhões na expansão da estrutura fabril, que hoje produz mais de 70 produtos, entre frangos inteiros, cortes in natura, temperados, miúdos e embutidos. As novas linhas de produtos estavam sendo idealizadas há dois anos e novos lançamentos estão previstos.
– Para o ano que vem temos previsão de lançar mortadela e bacon. Nossa meta é produzir até 700 toneladas por mês no setor de industrializados – informa Vanderlei.
A Frangos Piovesan possui um sistema de integração com mais de 25 aviários que incluem duas granjas próprias e climatizadas, além de produtores parceiros que atuam na área da criação de aves nas granjas cooperadas. A empresa já vinha realizando mudanças em sua estrutura desde 2021 e anunciou, em 2023, o aumento de sua capacidade de abates para 560 mil aves mensais.
Com 350 colaboradores, a empresa prepara-se para abrir mais 60 vagas, o que promete impulsionar a economia local, que foi afetada pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.
– A Frangos Piovesan foi afetada apenas nas questões de logística e de distribuição dos produtos na região metropolitana de Porto Alegre, onde temos um grande número de clientes. Porém, com o projeto de investimento na área de industrializados, vamos aumentar o número de oportunidades de trabalho. Estamos batalhando a cada dia e trazendo profissionais qualificados – explica o sócio proprietário.