A JBS dá muita oportunidade para os colaboradores. Quem faz esse relato sobre uma das maiores companhias de alimentos do mundo é Everton Zerbielli, gerente de unidade em Seberi, no Rio Grande Sul. Ele prossegue:
– Aqui eu sei que o meu crescimento só depende de mim porque a empresa investe no crescimento das pessoas. Apenas em 2023, a unidade realizou mais de 690 promoções.
O depoimento ilustra a cultura empresarial que está no cerne da JBS e que encontrou no Estado gaúcho terreno fértil para se desenvolver, gerando oportunidades para muita gente. Desde a criação da Companhia, com seu principal fundador, José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro.
– Sou extremamente grato por todos os companheiros e colaboradores que embarcaram nesse sonho comigo e se dedicam diariamente para elevar o nosso nível de entrega aos nossos clientes. Hoje, com quase 90 anos de idade, me sinto realizado por ter construído boas conexões e uma empresa capaz de ajudar tantas famílias – explica.
No Rio Grande do Sul, onde a empresa completa 15 anos de parceria, a JBS possui resultados que impressionam e que são reveladores de como a sinergia entre a cultura da companhia e seus colaboradores pode gerar bons frutos para todos os elos envolvidos nessa cadeia de desenvolvimento contínuo. Conforme levantamento inédito realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a JBS é responsável por movimentar 1,6% do PIB gaúcho.
O levantamento mostra que a companhia é uma verdadeira fábrica de oportunidades regionais – atualmente, 18.060 apenas no Rio Grande do Sul. Segundo dados divulgados recentemente pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), o Estado gaúcho conta com 5,84 milhões de pessoas empregadas, o que equivale a 61,3% da sua população com mais de 14 anos. Além disso, aponta que a JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela contribuíram, em 2020, para a geração de 2,7% dos empregos no Estado.
Os dados também comprovam o impacto da JBS no Estado. A unidade industrial de Passo Fundo, por exemplo, destaca-se como referência nacional. Apenas na cidade, a JBS emprega mais de 3 mil colaboradores. Já os planos de expansão da empresa, incluindo o aumento do processamento diário de aves e a reestruturação das fábricas de rações, evidenciam o compromisso da JBS com a inovação e o crescimento contínuo no Rio Grande do Sul.
Há 16 anos na empresa, Zerbielli enfatiza a cultura empresarial da Companhia.
– Atualmente, observo a JBS como uma fortaleza, uma companhia que pratica seus valores e tem muita clareza de sua missão. Essa é uma empresa séria, íntegra e que passa segurança para nós, colaboradores. Sem dúvida alguma, eu me identifico com os valores da JBS – afirma o gerente.
Liliane Dias do Santos Gonzalez, gerente de unidade em Caxias do Sul, é um exemplo de como a JBS incrementa as carreiras ao incentivar promoções.
– Comecei em 2011 no Boi na JBS Carnes em Campo Grande (MS), como supervisora de produção, depois de um ano fui promovida a especialista de gestão. Em 2015, fui transferida para Dourados (MS). Em 2016 para a Seara, em Santa Catarina. Em 2019, para Itajaí. De 2016 a 2021, passei por todos os negócios da Seara: suínos, aves e alimentos preparados. Em 2021, assumi a Unidade de Suínos em Santa Catarina como gerente de unidade e, em 2023, a unidade de suínos em Caxias do Sul – conta ela.
Gilberto Xandó, CEO da JBS Brasil, destaca que a aposta da Companhia para atrair e reter talentos são os valores da própria empresa.
– Somos uma empresa de valores. Aqui está muito claro para todos o que a gente acredita ou não. Nos últimos 10 anos, principalmente, fortalecemos muito a nossa cultura. Isso ficou muito forte na companhia. E isso faz com que as pessoas tenham atitude de dono, que sejam disciplinadas, tenham simplicidade e sejam pessoas humildes. Essa postura está muito ligada à forma como nós conduzimos o negócio. Temos as pessoas certas dentro da companhia – comenta.