De acordo com um levantamento realizado pela Méliuz (CASH3), no período do final do ano, entre Black Friday e Natal, os itens mais procurados pelos consumidores brasileiros devem ser: eletrônicos (49,2%), eletrodomésticos (44,8%) e roupas (30,8%). Além disso, 98% dos participantes da pesquisa afirmaram que pretendem realizar as compras online, levando em consideração questões como melhor preço e maior comodidade. Mas, em um momento em que os preços estão cada vez mais caros, e o poder de compra é menor, como os consumidores poderiam economizar?
Uma ótima ideia, que têm ganhado cada vez mais força no Brasil e no mundo é escolher produtos de segunda mão! E com o objetivo de atender às necessidades das pessoas e trazer uma escolha inteligente para o bolso dos consumidores que querem trocar e dar um upgrade no seu smartphone, foi criado a Doji, um site especializado no comércio online de celulares seminovos. A empresa fica como intermediária entre vendedores e compradores, funcionando como uma camada de segurança e conveniência. Após atender milhares de usuários na Inglaterra, a empresa chega ao Brasil.
Segundo o fundador e CEO da Doji, Fernando Montera Filho, os celulares seminovos custam até 50% menos que os modelos novos. Isso significa que os consumidores podem adquirir aparelhos de melhor qualidade pelo mesmo valor que estavam dispostos a pagar ou economizar significativamente ao escolher um modelo já determinado.
– Ao comprar de uma empresa confiável que oferece garantia, os riscos associados à compra de um produto usado são eliminados. Garantimos, a qualidade e a procedência dos produtos, eliminando preocupações comuns como defeitos, fraudes ou falta de suporte – diz.
Confira 7 principais motivos para comprar um celular seminovo:
1. Preços mais Baixos
Descubra o incrível custo-benefício dos celulares seminovos que oferecem descontos que podem ultrapassar 50% do valor de um aparelho novo lacrado. Ao escolher um seminovo, você pode possuir um smartphone mais potente, com bateria de longa duração, ampla memória e tecnologia recente, tudo isso por menos da metade do preço. É uma forma de dar um upgrade no seu celular atual com um orçamento acessível e sem comprometer o desempenho e as funcionalidades modernas que você tanto sonha.
2) Qualidade Garantida
Muitas vezes, os celulares seminovos passam por rigorosos processos de revisão, assegurando uma ótima qualidade com peças genuínas e fornecidas pelas próprias fabricantes e fornecedores certificados. Além disso, diversos vendedores oferecem garantias para seminovos. A Doji concede gratuitamente seis meses de garantia para todos aparelhos adquiridos na plataforma e que passaram por seu processo de verificação de qualidade, assim você não tem dor de cabeça ao comprar seu seminovo.
3) Menor Depreciação
Os celulares novos perdem valor rapidamente, pelo simples ato de tirar o lacre da embalagem, da mesma forma que um carro perde valor quando sai da concessionária. Optando por um seminovo a depreciação é bem menor, pois o impacto inicial, da caixa original ser aberta, já foi considerado no preço. Sendo assim, a diferença de valor na hora de vender não vai ser tão grande.
4) Quem Cuida, Ganha na Revenda
Os celulares seminovos mantém um valor de revenda razoável, especialmente para quem cuida do aparelho. Tanto nos hábitos de carregamento, que afetam a saúde da bateria, quanto no cuidado ao evitar quedas, riscos e marcas de uso, cada vez que você se preocupa com a condição do seu aparelho, está garantindo que ele não vai perder valor! Segundo o CEO da Doji, um risco na tela pode tirar de 30% a 70% do valor do aparelho, dependendo da profundidade, então a empresa indica sempre o uso de películas e capas protetoras. Se você toma bastante cuidado do seu querido celular, seu bolso agradece.
5) Experimentar Novos Modelos
Por não pagar o valor cheio de um aparelho novo, os consumidores podem se sentir mais livres para mudar de uma marca para outra ou trocar o sistema operacional, para ver se conseguem se preferem a nova experiência. Então, experimentar diferentes marcas e modelos se torna mais acessível e menos arriscado financeiramente. Seja para sair de um Android e ir para iPhone (iOS) ou vice-versa, com um seminovo dá para ter mais liberdade na hora de escolher.
6) Celular Reserva ou Como Ferramenta de Trabalho
Ter um celular reserva pode ser útil, seja em casos de roubo, perda, quebra, como backup e até mesmo para segurança, deixando em casa um smartphone com os aplicativos dos bancos. Há também pessoas, como motoristas e entregadores de aplicativo, que possuem um celular para trabalho e outro aparelho para uso pessoal, seja por segurança ou pelo perfil de necessidade na vida pessoal e no trabalho. Em muitos casos, senão na maioria, um seminovo pode ser bem mais vantajoso, já que um aparelho reserva não precisa ser de última geração, nem estar em um estado impecável.
7) Responsabilidade Ambiental
A cada ano, toneladas de lixo eletrônico são descartadas globalmente. Ao prolongar a vida dos celulares, ajudamos a diminuir esses impactos. Além disso, a fabricação de celulares é responsável pela maior parte das emissões de carbono durante seu ciclo de vida. Reutilizar um celular prolonga a sua vida útil, reduzindo a necessidade de produzir novos aparelhos e, consequentemente, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa. Além de ser uma escolha mais econômica, você ainda contribuirá para um planeta mais verde.