O Natal é a tradicional época dos presentes e que também aflora nas pessoas o sentimento de generosidade. Para se ter uma ideia, em todo o mundo, 4,2 bilhões de pessoas ajudaram alguém que não conheciam, fizeram um trabalho voluntário ou doaram dinheiro para uma boa causa. Essas informações são do World Giving Index, uma das maiores pesquisas sobre doação já produzidas.
Aliás, nesta edição, inclui dados de 142 países, onde as pessoas foram questionadas se realizaram, no último mês, três tipos de ações: ajuda a um desconhecido, doação em dinheiro ou voluntariado. Os dados foram coletados ao longo de 2022. Trata-se de uma iniciativa da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representada no Brasil pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).
Aproveitando esse momento mais solidário e festivo, alguns estabelecimentos criam ações para presentear seus clientes e aliam com a solidariedade. É o caso do Supermercado Guanabara que costuma pensar o Natal de uma forma especial.
Em entrevista, o gerente de Marketing do supermercado, Luciano Canteiro, comenta o envolvimento com a responsabilidade social, além de uma ação natalina que vai até o final deste mês. Confira:
Como é o comprometimento com a responsabilidade social do supermercado?
O Grupo Guanabara completou 58 anos de atividades em 2023 e podemos datar que, durante todo este tempo, a preocupação com o social sempre esteve presente nas ações da empresa. A primeira atividade foi em outubro de 1965, quando, na unidade matriz da loja Osório, foram efetuadas tardes de cafés especiais para as crianças de escolas públicas, convidadas diretamente pelo fundador da empresa e sua esposa. De lá pra cá, está no DNA da empresa ações ligadas à responsabilidade social.
Atualmente, o Grupo Guanabara possui várias ações contínuas. Uma delas é a “É Bom de Ajudar”, uma campanha do troco solidário, em que cada loja apadrinha uma entidade assistencial por seis meses para ser beneficiária de 100% do troco doado por clientes. A cada seis meses, novas entidades são cadastradas.
Outra ação é a “Quem Vê Casca Não Vê Coração”, que são produtos do FLV (frutas, legumes e vegetais), que estão desconformes com sua aparência comercial, mas que possuem todos os nutrientes de um produto normal. Estes são comercializados com um valor reduzido, para que as pessoas possam adquirir, reduzindo assim o desperdício de alimentos. Tem também o “Cupom Verde” em que os clientes, que aceitam aderir a iniciativa, contribuem com o meio ambiente, pois não é utilizado papel na emissão de cupons fiscais.
Além das campanhas contínuas, existem as sazonais, que acontecem de acordo com o calendário comercial anual.
Em relação ao Natal, como é esse envolvimento do supermercado com a data?
De praxe, o Natal é uma época sazonal em que os supermercados atendem muitos clientes e, consequentemente, o aumento de vendas já é esperado. No entanto, neste mesmo período, em que os clientes se focam para as festas, desfrutam de férias e viajam, acontece uma diminuição do assistencialismo para as entidades. Nos meses de dezembro e janeiro, principalmente, caem drasticamente o número de doações para entidades. É aí que entra a nossa campanha Natal Gordo.
E em que consiste essa campanha natalina do supermercado?
O Natal Gordo foi criado em 2001 e consiste em premiar clientes em sorteios semanais nos meses de novembro e dezembro, com um super prêmio de R$ 50 mil em barras de ouro. Ao longo de todos esses anos, muitos prêmios variaram, entre eles, eletrodomésticos, motos, automóveis, viagens, entre outros. No entanto, uma parte da campanha nunca mudou, a da indicação do cliente para que entidades assistenciais recebam doações.
Na campanha de 2023, por exemplo, consiste em que cada uma das 10 lojas da rede sorteia, semanalmente, um cliente, totalizando 10 clientes, que indicam, cada um, uma entidade assistencial para receber um vale compras de R$ 500. Assim, semanalmente, 10 entidades são contempladas com vale compras. Até o final da promoção, 50 entidades assistenciais recebem vales compras em um total de R$ 25 mil. Estas indicações dos clientes garantem muitas vezes a despensa das entidades, justamente nos meses onde são menos assistidas. A nós muito nos orgulha em ser a ponte que liga o cliente à entidade.
E para 2024, o que os clientes podem esperar de atrações do supermercado?
Podem esperar mais campanhas comerciais e, com certeza, sempre com o cunho assistencial, como parte importante do processo. As nossas lojas estão inseridas em diferentes bairros da região sul do Estado e, estar conectado em causas de responsabilidade da sociedade em que estamos inseridos, é uma das premissas da empresa.