A maior vitrine da construção civil no Sul do Brasil. Assim pode ser definida a Construsul, que chega à 24ª edição com o olhar no futuro. Entre as tendências do evento, este ano, sustentabilidade e tecnologia aparecem com força – tanto na construção, propriamente dita, quanto no acabamento e no estilo de vida entregue pelos arquitetos ao cliente final. Tudo isso pode ser conferido entre os dias 1º e 4 de agosto, nos pavilhões do Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
Serão cerca de 300 expositores, contemplando toda a cadeia da construção: serviços, produtos, máquinas, ferramentas e tudo que os profissionais precisam, no dia a dia, para entregar as melhores soluções do mercado. A automação, especialmente com o avanço da inteligência artificial e da internet das coisas, é um dos destaques.
– Outro ponto que, junto à tecnologia, vem aparecendo cada vez mais é a sustentabilidade. Historicamente, a construção civil é um setor em que ocorre bastante desperdício, seja em transporte, produção ou instalação. A sustentabilidade vai em duas direções: a primeira é a redução desse desperdício, e a segunda é na busca por materiais ecológicos e sustentáveis, que não agridam o meio ambiente – explica o diretor da Sul Eventos, promotora da 24ª Construsul, Ricardo Richter.
Como exemplo, ele lembra do destaque da edição de 2022: as telhas que servem como placa de captação de energia solar. O uso de madeira em sistemas construtivos que são comuns no Japão e começam a ganhar campo por aqui também merece atenção dos visitantes. Para que essas novidades sejam compreendidas pelo mercado, a Construsul aposta na difusão e na troca de conhecimentos durante os quatro dias de evento.
O espaço de palestras recebe a 9ª edição do Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção, promovido pelo Sinduscon de Novo Hamburgo e o Sinduscon Vales. Já nos dias 3 e 4 de agosto, das 14h às 19h, o seminário Construindo Cidades Inteligentes e Acessíveis recebe engenheiros, arquitetos e demais profissionais do setor para falar sobre mobilidade urbana e acessibilidade.
– As palestras ocorrem em paralelo, enquanto a feira está acontecendo. Isso agrega muito porque transcende a noção de ir só para fazer negócio – opina Richter.
O diretor pontua ainda que a disponibilidade de recursos para financiamento da construção ou da compra de imóveis é sempre um fator preponderante. Mas está otimista, já que os investimentos em infraestrutura não podem parar. A expectativa é de que pelo menos 35 mil pessoas passem pelos pavilhões do Centro de Eventos Fiergs durante a feira.
– Não tem como parar essa atividade, ela é intrínseca à vida humana. Pode acontecer de forma mais acelerada ou reduzida. Hoje, com a taxa de juros elevada, a compra de imóvel está mais difícil, mas o Estado sempre continua investindo em infraestrutura e esse ramo costuma caminhar melhor – observa.
A 24ª Construsul é promovida com a chancela de mais de 40 entidades ligadas ao setor, regional e nacionalmente. A programação é orientada a profissionais da construção civil e arquitetura. Para participar, basta fazer o credenciamento, gratuitamente, pelo site do evento. As atividades ocorrem sempre das 13h às 21h.
Construsul – 24ª Feira Internacional da Construção
- Data: de 1º a 4 de agosto de 2023
- Horário: das 13h às 21h
- Local: Centro de Eventos da Fiergs
- Endereço: Avenida Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS
- Ingressos: gratuito para profissionais, mediante credenciamento pelo site* feiraconstrusul.com.br
* Proibida entrada de menores de 14 anos, mesmo que estejam acompanhados por responsáveis.