Chegar em casa e encontrar tudo limpo, um ambiente perfumado e poder relaxar, é considerado uma dádiva. Depois de pronta a faxina, apreciar a casa limpinha é um momento satisfatório para muitos – mas que pode causar arrepios só de pensar no trabalho que gera.
Para piorar, com a chegada do inverno, aquela faxina pesada fica um pouco mais complicada. De tapetes a pisos, passando por sofás, o melhor a se fazer é aproveitar os meses de temperatura amena para deixar tudo pronto.
Além de conhecer alguns macetes, é fundamental contar com os produtos certos. Por isso, o Rissul preparou dicas para uma limpeza profunda dos ambientes e, para completar, ofertas especiais e produtos selecionados.
Confira as cinco dicas para garantir que a casa fique limpa e cheirosa para a chegada do inverno:
1) Organização vem antes da limpeza
Colocar tudo no seu devido lugar é uma forma de fazer uma espécie de triagem: o que precisa ser lavado, o que vai para o lixo, o que será doado, o que deve ser reciclado, etc. Por isso, antes de começar a limpeza de fato, organize os ambientes. Na hora de colocar a mão na massa, isso ajudará a economizar bastante tempo e também a otimizar o uso dos produtos.
Embalagens vazias, roupas de cama, cortinas e tapetes: tudo que vai passar por lavagem ou pode ser descartado deve ser visto nessa hora. Além disso, vale deixar todos os produtos de limpeza ao alcance, evitando idas e voltas no armário ou despensa. Seguem alguns itens que podem ser úteis, tanto para a limpeza pesada, quanto para a delicada:
- Álcool
- Detergente
- Sabão neutro ou de coco
- Limpador multiuso
- Limpa-vidros
- Desinfetante
- Limpa pisos de madeira
- Luvas de borracha
- Panos de chão
- Baldes
- Esponjas
- Bicarbonato de sódio
- Água sanitária e demais produtos específicos de cada ambiente
2) O primeiro combate
Priorize o que está mais complicado. Começando pelos ambientes mais sujos e bagunçados, o cansaço deve chegar junto com a parte fácil do trabalho. Essa escolha, obviamente, varia de acordo com cada pessoa ou casa, mas a cozinha e o banheiro costumam ser os lugares mais indicados para esse primeiro passo. Isso porque os cômodos envolvem a limpeza de gorduras e grandes eletrodomésticos, como o fogão e a geladeira.
Para tais ambientes, existem alguns produtos-chave. Na cozinha são: álcool, sabão em barra, desinfetante, desengordurante, água sanitária, detergente e produtos multiuso.
Já no banheiro, um dos itens mais importantes para a limpeza é o desinfetante. Esse produto elimina os germes do vaso sanitário e esteriliza a região onde eles mais se proliferam. Ele deve ser utilizado junto com uma escova apropriada para esfregar toda a superfície interna do vaso. Além disso, dê sempre preferência aos desinfetantes que vêm com um bico especial para cantos de difíceis acessos. Outro item necessário é o tira-limo, indicado para a limpeza de rejuntes, pisos e azulejos, sendo um bom aliado no combate ao mofo e ao limo criados pelo calor e umidade do ambiente.
3) Tapetes e carpetes
A limpeza de carpetes consiste, basicamente, no uso de um pano úmido e um bom aspirador de pó. No entanto, evite utilizar água em excesso para impedir o surgimento de possíveis mofos. Para quem possui rinite ou outros tipos de alergia, a limpeza deve ser constante, já que o acúmulo de poeira no material tende a ser maior.
Outra opção é utilizar água morna, detergente neutro e vinagre branco. Basta diluir o detergente em um balde com água morna, depois acrescentar três xícaras de vinagre. Essa mistura deve ser aplicada sobre a parte encardida do tecido, com cuidado para não esfregar muito forte. Para retirar a mistura, utilize um pano úmido. Depois, deixe secar.
Uma receita parecida pode ser utilizada em tapetes mais felpudos mas, para que fiquem fofinhos, a dica é incluir o amaciante. Misture-o com água e detergente neutro, de modo que fique bem líquido, aplique e passe uma escova macia no tapete. Finalize com um pano úmido e deixe secar.
Outra sugestão são os produtos específicos para limpeza de tapetes, geralmente feitos com uma fórmula concentrada para remoção de sujeiras pesadas e manchas. Para apenas tirar o pó, evite usar vassoura ou outros meios de esfregar, pois a sujeira apenas muda de lugar. Utilize, de preferência, um aspirador na velocidade média.
4) Sofás
A limpeza dos estofados segue uma lógica parecida com a dos tapetes. O importante é usar os produtos certos, ter delicadeza no trato com os móveis e deixar o material secar em local arejado.
Experimente misturar 1 litro de água, 250 ml de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, 500 ml de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante de roupas. Jogue tudo isso em um borrifador e espalhe sobre a superfície do sofá – a uma distância de pelo menos 30 cm para não ficar tão molhado. Depois, basta deixar secar. O procedimento ajuda a tirar odores que são causados pela poeira, acúmulo de sujeiras, umidade e suor.
5) Pisos
Varia de acordo com o tipo escolhido para cada ambiente. Caso seja de pedra, evite produtos à base de ácidos, água sanitária ou cloro, pois eles tiram o brilho. Álcool e desinfetantes também podem deixar manchas. Em geral, o detergente neutro atende bem as necessidades da maioria das pedras, no entanto, observe sempre os rótulos e procure pelo produto ideal para o seu tipo de piso.
Já o porcelanato é fácil de limpar: depois de tirar o pó, aplique uma mistura de água com detergente neutro, usando um pano. Para secar, utilize um pano seco ou deixe o ambiente arejado.
Laminados e vinílicos reproduzem a textura da madeira, dão charme ao ambiente e também não têm muito segredo na hora de limpar. A dica é evitar ceras e polidores, que podem causar manchas. A combinação de água com detergente neutro continua funcionando bem.
Por fim, a madeira. Neste caso, é vedada a utilização de água, que pode manchar e danificar o piso. Dê preferência a vernizes, ceras, seladores e impermeabilizantes que reforcem o esplendor desse material. Para tirar a poeira, utilize vassoura de pelos, com cerdas macias.
Gostou das dicas? Toda a terça-feira é Dia da Limpeza no Rissul, com ofertas em diversos produtos para deixar a sua casa limpa e perfumada. Baixe o app do Rissul, faça a sua lista de compras e encontre o que você precisa para ficar com a casa limpinha. Além disso, agora os clientes Rissul podem optar por receber as ofertas de limpeza, hortifrúti, padaria e mais pelo WhatsApp. Para participar, mande uma mensagem com o texto “Quero receber ofertas!” para o número (51) 99678-4440, salve nos contatos e aproveite.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.