Do mais tradicional, com carne vermelha, ao alternativo, feito com legumes, um dos lanches favoritos e mais populares no mundo tem uma data especial. Comemorado em 28 de maio, o Dia do Hambúrguer celebra e reforça a versatilidade do prato, que recebeu diversas adaptações ao redor do mundo ao longo dos anos.
São muitas as receitas, as técnicas e as formas de montar, mas a essência é quase sempre a mesma: pão, carne e queijo. No entanto, quanto maior o número de adoradores do prato, mais versões surgem, buscando sempre preparos mais elaborados, mais saudáveis, e com melhores insumos, harmonizações e molhos criativos para agradar variados paladares. Ainda, há espaço para os vegetarianos com opções de grão de bico ou cogumelos no lugar da carne, e veganos com queijo vegetal de diferentes tipos.
Para garantir que a iguaria receba as devidas homenagens nesse dia 28 de maio, confira cinco dicas do Chef Moisés Basso, considerando o gosto pessoal e a dieta que cada um costuma seguir:
1) Burger
Começando pela estrela da festa, existem diversas opções prontas para o seu preparo. Caso opte pelo mix tradicional, a sugestão do Chef é escolher uma boa carne – não necessariamente de primeira – e combinar com 30% de gordura, para agregar maciez e sabor.
A gordura pode vir do bacon, da pancetta ou do toucinho. Estes dois últimos não possuem defumação, que pode entrar pela fumaça líquida ou pelo sal defumado. Os demais temperos secos podem ser usados a gosto.
Importante: o sal deve ser adicionado apenas na hora de levar à grelha ou à frigideira. Se colocado antes, tira a umidade e pode deixar o hambúrguer seco, segundo Moisés.
2) Pão
As prateleiras do supermercado oferecem diversas opções, desde o pão branco, com ou sem gergelim, até tipos como o australiano, com um toque agridoce. A escolha do ingrediente deve ditar o restante da receita, pois também faz parte da harmonização.
Para o preparo, a dica é aproveitar a gordura que o hambúrguer deixou na frigideira ou na grelha, e tostar o pão ali mesmo adicionando um pouquinho mais de azeite ou manteiga.
– Faça isso apenas na parte interna, que entrará em contato com o recheio. Isso dará uma crocância e impedirá que o pão absorva umidade e gordura, mantendo sua textura – afirma o Chef.
3) Combinações
Conforme o especialista, os pães mais agridoces podem combinar muito bem com queijos fortes, como o gorgonzola e o cheddar. Já os demais tipos de pão devem ser montados com opções mais suaves.
– Molhos são uma boa alternativa. Só o queijo, puro, pode ficar muito forte. A dica é preparar um molho bechamel, com base de cheddar, que fica espesso e, quando colocado no recheio, dá aquela escorridinha. Fica uma apresentação bonita e o gosto mais ainda – garante Moisés.
Alface, tomate, cebola – especialmente a caramelizada –, picles e outros vegetais também compõem muito bem o recheio do prato e dão o toque final ao preparo.
4) Veganos e vegetarianos
Apesar de não consumirem ingredientes como ovos, leite e carne na sua dieta, os veganos possuem uma alimentação rica em nutrientes e variadas opções para compor o cardápio. Vale deixar a criatividade fluir, substituindo a carne por ingredientes vegetais cheios de sabor como um hambúrguer de cenoura, beringela, beterraba, ervilha, feijão ou o famoso grão de bico.
Uma das dicas do Chef, que ele mesmo testou e aprovou, é preparar uma porção de ricota temperada com ervas e empanada. Depois, grelhar e combinar com alguns legumes também grelhados, como a berinjela, a abobrinha e o tomate, por exemplo.
Para completar, molho pesto ou semelhantes são os mais indicados, pois dão sabor e driblam a intolerância à lactose. Já para os vegetarianos, o cardápio cresce mais ainda com a inserção de diferentes tipos de queijo e o famoso ovo frito.
5) Bebida
O refrigerante vem automaticamente à lembrança, mas no Dia do Hambúrguer até essa parte pode ter um toque especial. A dica aqui é a soda italiana, que pode ser preparada usando um xarope concentrado (groselha, framboesa ou morango), água com gás, suco de limão ou laranja e folhas de hortelã. Além de mais saudável e gostosa que o refrigerante, ela costuma ser uma boa opção para todos os públicos: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
– Para fazer a mistura, você pode dosar a acidez com a quantidade de cítrico e o doce pela quantidade de xarope, isso trará um equilíbrio perfeito para o seu paladar. A opção fica bonita no copo e pode ser incrementada até com um canudinho sanfonado e uma rodela de fruta – a criançada adora. Já para os adultos, a receita também possui sua versão alcoólica – ensina o Chef.
Quem optar por algo mais prático, pode harmonizar o hambúrguer com cervejas artesanais. Com a queda de temperatura, as escuras, que tradicionalmente já combinam bem, são ainda mais indicadas.
Duas receitas do Chef Moisés Basso para celebrar a data:
Hambúrguer de carne defumado
Rendimento: 10 porções
Ingredientes:
- 1,2 kg de carne de acém ou contrafilé
- 5 gotas de fumaça líquida – necessário apenas se o sal não for defumado
- 50 ml de azeite de oliva extravirgem (para diluir as gotas de fumaça)
- 2 ovos
- 100 gramas de farinha de rosca (para dar liga)
- 120 gramas de linguiça toscana ou toucinho fresco
- 60 gramas de mostarda dijon ou similar
- Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
- Diluir a fumaça líquida no azeite;
- Colocar a carne moída em uma tigela e acrescentar todos os ingredientes;
- Deixar os temperos para o final, quando você já tiver misturado um pouco o restante dos ingredientes;
- Misturar novamente até dar o ponto;
- Dividir em porções de círculos com cerca de 140 gramas;
- Colocar em uma travessa e levar para a geladeira, enquanto monta os demais acompanhamentos;
- Quando tudo estiver pronto, assar ou fritar as porções preparadas, conforme preferência;
- Agora é só montar e aproveitar!
Hambúrguer de Legumes Grelhados
Rendimento: 10 porções
Ingredientes:
- 10 fatias de abobrinha italiana
- 3 tomates italianos ou longa vida
- 1 a 2 berinjelas
- 300 gramas de queijo muçarela
- Opção vegana: 600 gramas de ricota
- 5 gramas de orégano seco
- 200ml de azeite de oliva extravirgem
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
- Aquecer uma frigideira antiaderente e grelhar os legumes rapidamente, com o auxílio do azeite e temperando com sal, pimenta-do-reino e orégano;
- Colocar os legumes grelhados em uma travessa e montar em camadas, conforme preferência;
- Adicionar o queijo muçarela por cima das camadas;
- Em seguida, levar os legumes montados ao forno por aproximadamente 5 minutos ou até o queijo aquecer;
- Por fim, montar os hambúrgueres com o pão, molhos, alface e demais ingredientes extras escolhidos.
Gostou das dicas? No Rissul você encontra um mix de hambúrgueres veganos e vegetarianos para dar ainda mais sabor à sua receita. Além disso, para comemorar a data, consumidores cadastrados no WhatsApp do Rissul receberão ofertas exclusivas para montar o seu hambúrguer perfeito. Mande uma mensagem de texto com “Quero receber ofertas!” para (51) 99678-4440 e aproveite todas as promoções que o Rissul preparou.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.