Época de piscina, sol e mar, a estação mais ensolarada do ano está aí e, com ela, alguns cuidados devem ser tomados. Por mais que o verão seja considerado um período de clima agradável, o fato é que a nossa pele está mais sensível diante do aumento da exposição solar.
A boa notícia é que cuidar da pele não precisa ser uma tarefa difícil ou trabalhosa, basta adotar alguns hábitos. Dos itens básicos, como uso do protetor solar e hidratação, aos mais subjetivos, reunimos algumas dicas para ajudar na tarefa de se manter livre de queimaduras, ressecamento e manchas, entre outros problemas.
Abaixo, confira 5 dicas fáceis de colocar em prática, para curtir a estação mais quente do ano:
Use e abuse do protetor solar (mesmo em dias nublados)
Em primeiro lugar está a proteção mais essencial para qualquer estação do ano, mas principalmente no verão: o protetor solar. Com a maior incidência de raios solares sob o continente, lembrar de defender a sua pele de danos é fundamental para evitar as manchas, o envelhecimento precoce, queimaduras e até o câncer de pele.
Para isso, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), há duas formas de aplicar a quantidade correta de protetor solar. Uma delas é seguir a medida de uma colher de chá para cada parte do corpo (rosto, tronco, braços e pernas). A outra opção é aplicar o filtro em duas etapas, deixando a primeira camada secar para, depois, reforçar com a segunda – lembrando que o produto deve ser espalhado de forma uniforme por todo o corpo, sem deixar acúmulos.
Além disso, a SBD também indica que a aplicação deve ser refeita de 3 em 3 horas. No entanto, esse intervalo diminui (para de 2 em 2 horas) em casos de transpiração excessiva, exposição solar prolongada ou logo após a saída da água. Já o Fator de Proteção Solar (FPS) mais recomendado para a população brasileira é de, no mínimo, 30 UVA e UVB. No entanto, com o aumento da intensidade solar, o mais recomendado é consultar um dermatologista que possa sugerir a melhor potência para cada tom de pele.
Não esqueça da hidratação
Manter-se hidratado, por fora e por dentro, é uma regra fundamental. Isso porque, durante o verão, o nosso corpo perde muito mais água do que o normal. Nesse caso, o indicado é beber cerca de 2,5 litros de água por dia, além de abusar de hidratantes pós-sol. No banho, recomenda-se também usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excessos. Além disso, a temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.
Caso, ainda sim, note que a pele está muito seca, recorra a cremes hidratantes que tenham em sua composição substâncias como ureia ou vitamina E. E não esqueça, o ideal é agendar uma consulta com um dermatologista para que ele possa receitar cremes feitos sob medida para as necessidades de cada tipo de pele.
Opte por roupas claras e leves
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), roupas de algodão são as mais indicadas para dias quentes, pois bloqueiam a maior parte da radiação UV. Já os tecidos sintéticos como nylon, por exemplo, impedem que apenas 30% da radiação UV atinja a pele, deixando o corpo mais exposto ao sol.
Outros acessórios bem-vindos são os chapéus, boné e óculos de sol, pois são ótimos aliados na proteção da cabeça e da região dos olhos.
Alimente-se bem
A boa alimentação também é fundamental para manter o corpo em bom funcionamento durante o verão e ainda auxiliar no bronzeamento saudável, já que alguns alimentos ajudam na prevenção dos danos solares e do envelhecimento precoce. São eles: cenoura, abóbora, mamão, maçã, beterraba, além de demais frutas vermelhas e cítricas. Esses mesmos, segundo a SBD, contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e dá origem ao betacaroteno, uma provitamina que ajuda a alcançar e prolongar o bronzeado.
Outra dica é apostar no chocolate amargo. Por oferecer flavonoides, antioxidante que ajuda na ativação da circulação sanguínea, o alimento faz com que a pele se recupere com maior facilidade de períodos de vermelhidão causados pela longa exposição solar.
Não esqueça da água doce
Aqui fica um alerta. O hábito de tomar uma "chuveirada" de água doce após um mergulho no mar ou na piscina faz todo sentido, e é até recomendável, já que tanto o cloro quanto o sal do mar podem ressecar a pele e os cabelos. Algumas borrifadas de água termal também são excelentes para manter a pele refrescada e hidratada.
No Rissul, você encontra diversas opções de alimentos e produtos que irão auxiliar no cuidado à sua pele e saúde durante a estação. Não deixe de conferir o novo encarte especial de verão, além de consultar as últimas ofertas no site e no aplicativo, antes mesmo de sair de casa.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.