A estação mais colorida do ano está a todo vapor e, com ela, uma grande diversidade de frutas, verduras e legumes. Sendo o Brasil um país de clima tropical e com um solo que, entre outras vantagens, facilita a adaptação de uma imensa quantidade de hortifrútis, o consumidor deve encontrar preços mais baixos nos produtos da safra e alimentos mais frescos.
Além de levar vantagem no valor e na qualidade, já que o uso de defensivos é menor e o resultado é um sabor mais intensificado, os nutrientes e as vitaminas são apenas mais um motivo para se atentar às opções que chegam com a primavera. Entre as frutas, podemos citar o abacate, açaí, acerola, ameixa espanhola, amora, araçá, banana maçã e banana prata, caju, coco verde e coco seco, figo, framboesa, jabuticaba, jaca, laranja pera, maçã fuji, mamão papaia, manga, melão, melancia, nectarina, pera, pêssego, pitanga e a uva Thompson.
Nos vegetais, deve-se ficar atento às abóboras, aspargos, berinjelas, cenouras, inhames, nabos, beterrabas, maxixes, pepinos, alho poró, almeirão, abobrinhas, espinafres, brócolis, vagens e couves de bruxelas.
Mas, além dos tradicionais sucos e variados tipos de shakes, de qual forma podemos incrementar as refeições diárias e garantir a ingestão desses nutrientes? Confira algumas receitas que ajudarão nessa tarefa:
Bolo de laranja, coco e gengibre
Ingredientes:
- 1 laranja inteira, sem casca e sem caroços
- 3 ovos inteiros
- 1 xícara de leite vegetal
- 1 xícara de coco ralado seco
- 1/2 xícara de farinha de arroz
- 1/2 xícara de farinha de amêndoas (basta triturar amêndoas no liquidificador)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- 3/4 xícaras de adoçante culinário (ou açúcar de coco, mascavo, demerara)
Modo de Preparo:
No liquidificador, bata a laranja, os ovos e o leite até que vire uma mistura homogênea. Em um recipiente à parte, junte as farinhas, o adoçante e o fermento. Após misturar os ingredientes, espalhe o gengibre ralado. Para finalizar, unte uma forma média com óleo de coco e leve a massa ao forno médio (180º), pré-aquecido, até dourar.
Benefícios:
Os hortifrútis da estação incluídos na receita, ou seja, a laranja e o coco, ajudam no sistema digestório, fortalecem o sistema imunológico e atuam como antioxidantes. Ambas as frutas contém substâncias que combatem vírus, fungos e bactérias, além de serem ótimos anti-inflamatórios.
Bolinhos de berinjela, ricota e requeijão
Ingredientes:
- 2 berinjelas médias
- 1 colher de chá de sal
- 2 xícaras de chá de ricota passada pela peneira
- 3 colheres de sopa de damasco seco picado
- 3 colheres de sopa de requeijão light
Modo de Preparo:
Para começar, corte as berinjelas em fatias bem finas no sentido do comprimento. Disponha em uma peneira ou escorredor, tempere com o sal e deixe tomar gosto por 20 minutos. Enxágue em água corrente e deixe escorrer bem, secando com o auxílio de um papel toalha. Em uma frigideira grande levemente untada com azeite, frite as fatias de berinjela, aos poucos, em fogo alto, por aproximadamente 1 minuto de cada lado, ou até dourarem. Com auxílio de uma tigela, coloque a ricota, o damasco, o requeijão, o tempero de sua preferência e misture. Por fim, distribua em uma das extremidades das fatias de berinjela e enrole-as. Sirva em seguida ou leve à geladeira.
Benefícios:
A berinjela é conhecida por ser rica em vitaminas do complexo B e fonte de cálcio, magnésio e potássio. Além disso, antioxidantes, como os flavonoides, a vitamina C e a nasunina, que é o principal antioxidante presente na casca da berinjela, atuam no organismo prevenindo o desenvolvimento de doenças do coração e diminuindo os níveis de colesterol.
Papillote de Frutas
Ingredientes:
- 2 maçãs, sem casca e sem sementes, cortadas em cubos
- 1 xícara de chá de morangos cortados ao meio
- 2 kiwis cortados em rodelas
- 3 bananas nanicas, em rodelas
- 2 goiabas vermelhas cortadas em cubos
- 1 manga, em fatias
Calda
- 2 xícaras de chá de água (400 ml)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 sachê de suco da sua escolha
Modo de Preparo:
Corte 8 retângulos de papel-manteiga (25 x 30 cm) e distribua as frutas previamente misturadas. Reserve. Para começar a calda, em uma panela média coloque a água, o açúcar e o amido de milho, e leve ao fogo alto por 5 minutos, ou até encorpar. Acrescente o suco e mexa até dissolver. Agora, regue as frutas com a calda e dobre as folhas de papel-manteiga nas bordas, como se fossem sachês, deixando uma parte livre entre as frutas e a borda superior. Em seguida, disponha os papillotes (embalagem de papel ou alumínio) em uma assadeira grande e leve ao forno médio (180 graus), pré-aquecido, por aproximadamente 15 minutos. Retire do fogo e a sobremesa estará pronta.
Benefícios:
As frutas, de maneira geral, são alimentos ricos em fibras solúveis e/ou insolúveis, água e uma diversidade de compostos bioativos. Dentre os nutrientes que são encontrados nessa variedade de opções estão as vitaminas do complexo B, importantes substâncias que auxiliam a fornecer energia para o nosso corpo.
Para acolher a primavera em toda a sua diversidade em legumes, frutas e verduras, lembramos que toda quarta-feira é Dia de Hortifrúti no Rissul. Lá, além dos alimentos da estação, muitas outras opções estão à disposição. Ofertas e novidades também podem ser acessadas através do aplicativo ou site.
- Ofertas válidas para as lojas físicas.
- A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
- Se for dirigir, não beba.