Protagonista das comemorações de setembro, o churrasco é um clássico das festas gaúchas que celebram a cultura, a gastronomia, as novidades e os momentos históricos do Estado. E, para quem deseja variar o cardápio sem sair de perto do fogo, os assados com vegetais podem ser uma opção prática ao complementar as tradicionais receitas à base de carne.
Confira 5 dicas para agregar nessa experiência:
1. Espeto de legumes
As opções são infinitas: abobrinha, tomate, couve-flor, cenoura, batata, berinjela, pimentão, cebola, entre outros. A dica para deixá-los mais saborosos é apostar em temperos da sua escolha ou investir em uma marinada com ingredientes como azeite, vinagre, suco de limão, alho, ervas (cebolinha e salsinha) e sal.
Dica extra: Alguns vegetais podem ir diretamente para a grelha, mas outros vão precisar de um preparo anterior. Esse é o caso das batatas e cenouras que, por serem mais densas, podem ser pré-cozidas poupando muito tempo.
2. Frutas na grelha
Além dos legumes, algumas frutas também podem ser grelhadas como: maçãs, abacaxis, abacates, peras e bananas (nanica ou da terra). Com um pouco de azeite ou óleo de côco, são ótimas opções de sobremesas e podem ser consumidas sozinhas ou complementadas de sorvete e canela.
No caso da pera, é preciso ter um pouco de cuidado no seu preparo e cortá-las ao meio, retirando os caroços, antes da grelha. Quando estiverem com uma casquinha dourada, podem ser servidas com mel ou açúcar.
3. Cogumelos temperados
Cogumelos também podem ser uma maneira de inovar no churrasco. Envolto em alumínio ou no espeto, o tipo Portobello é um cogumelo grande e suculento, que pode ser preparado de diversas maneiras pela sua versatilidade. No churrasco, tende a ser o queridinho de veganos e vegetarianos.
Outro cogumelo que costuma ser utilizado pelo seu tamanho é o tipo Shiitake. Já os menores (Paris, Shimeji), são ideais para utilizar em espetinhos na companhia de outros legumes.
4. Milho no espeto
Se o milho é uma delícia na praia, imagina no churrasco? Basta cozinhar a espiga, espetá-la no palito, temperar com manteiga e jogar um sal. Depois, deixe-a alguns minutos na churrasqueira para grelhar.
A receita pode, inclusive, ser acompanhada de uma pasta agridoce, o que resulta em um sabor especial. A pasta, originalmente, leva manteiga, pimenta chili, páprica doce, alho frito, alecrim, sal e açúcar mascavo.
5. Pão de alho
O tradicional pão de alho não deve faltar, sendo uma ótima pedida para acompanhar qualquer churrasco. Para melhorar, ele é um prato simples de ser feito e que, normalmente, não exige uma grande quantidade de ingredientes. Apesar disso, a receita pode ser incrementada com requeijão cremoso e azeitonas, por exemplo. O principal é utilizar um pão cacetinho fresco e de boa qualidade.
Na padaria do Supper Rissul, é possível encontrar uma grande variedade de pães de fabricação própria com menos conservantes. Além disso, a padaria oferece a opção 100% integral e com tapioca, com menos glúten, sendo mais leve e crocante para o momento do churrasco.
Essas são apenas algumas opções de vegetais e frutas que podem incrementar o churrasco entre amigos. No Dia do Hortifrúti Rissul, todas as quartas-feiras, o consumidor encontra uma variedade em frutas, legumes, temperos e ervas para incrementar a refeição – e, quem sabe, o espetinho de domingo.
Até o dia 24 de setembro também será possível conferir a campanha da Semana Farroupilha. Nesse período, produtos típicos da data como carnes, bebidas, itens para chimarrão e marcas gaúchas estarão em destaque com ofertas e preços exclusivos no Supper Rissul.
Consulte mais sobre as facilidades do Supper Rissul pelo aplicativo ou site da rede.
- Ofertas válidas para as lojas físicas.
- A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
- Se for dirigir, não beba.