Quando o assunto é Semana Farroupilha, o gaúcho não mede esforços para encontrar uma carne de qualidade, que agrade à família e amigos e satisfaça as expectativas. No entanto, manter a diversidade de pratos com carne de churrasco durante uma semana inteira pode ser um desafio. Haver sobras, especialmente se o grupo é pequeno, é bastante comum.
Mas comer o famoso arroz carreteiro todo dia não é necessário. Apesar de ser uma refeição completa para o almoço, existem opções de pratos que levam uma variedade de carnes no recheio e podem ser tão saborosos quanto, como: tortas, empadas, panquecas, escondidinho, entre outras.
Para dar dicas sobre esse assunto, o especialista e gerente em compras de açougue do Supper Rissul, Renilson Lesnik Cyganski, responde a perguntas que podem dar a pitada de sal necessária nesse churrasco. Confira abaixo:
Qual é a carne mais procurada para a Semana Farroupilha nos açougues do Supper Rissul? E qual você indicaria para a data?
As opções são variadas e os cortes mais tradicionais são: picanha, maminha, entrecot, vazio, chuleta e costela. A costela é a queridinha da gauchada quando se trata de eventos, principalmente a Semana Farroupilha.
Existe uma carne certa para churrasco?
Não, porém alguns cortes requerem diferentes cuidados na hora do preparo. Manter o básico traz segurança. Com a rotina corrida, muitas vezes deixamos de lado cuidados básicos como a qualidade. Minha dica é ficar de olho na data da validade, na cor e no aspecto da carne (devem remeter a um vermelho vívido com brilho natural que dê uma ideia de frescor) e, se a carne for embalada, o vácuo deve estar 100% lacrado.
Sobrou carne. No momento de guardar para demais preparos, é preciso algum cuidado especial?
Sim, cuidados de higiene e acondicionamento garantem a integridade dessas “sobras”. O freezer é o local apropriado para acondicionamento de longo período. A temperatura negativa em torno de -18 graus vai mantê-la bem conservada, mas se a intenção é usá-la logo, a dica é manter no refrigerador de 02 a 04 dias até o seu preparo.
Por fim, fora o famoso carreteiro, poderia citar outros preparos onde podemos utilizar a carne durante a semana?
O que vale é a criatividade. Quando falamos de sobra de churrasco, é possível fazer uma infinidade de receitas que vão de hambúrguer, recheios de pastéis, quiches, tortas de carne, croquetes, entre outros diversos pratos. Para a semana farroupilha, o entrevero e a farofa são boas opções!
Em questão de acompanhamentos, não poderia faltar um cacetinho para o famoso pão de alho. Na padaria do Rissul, é possível encontrar um pão francês de fabricação própria com menos conservantes. Além disso, o Supper oferece a opção 100% integral e com tapioca, levando menos glúten, sendo mais leve e crocante.
No Supper Rissul, a campanha da Semana Farroupilha inicia no dia 09 e vai até o dia 24 de setembro. Nessa sazonalidade, será trabalhada uma variedade de itens típicos, como carnes, bebidas, chimarrão e marcas gaúchas dos mais variados produtos.
Também é possível acessar as ofertas e novidades da semana através do aplicativo ou site da rede. Além disso, no período, haverá um encarte das melhores ofertas com validade de 15 a 24/09.
- Ofertas válidas para as lojas físicas.
- A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
- Se for dirigir, não beba.