Com a transformação digital a toda velocidade, as negociações virtuais entre empresas nunca apresentaram cenário tão positivo como o atual. Um estudo da Grand View Research aponta que o mercado global de e-commerce B2B (business to business) deve alcançar um crescimento anual de 19,7% entre 2022 e 2030.
Entretanto, esse panorama não reduz o poder das interações presenciais. Workshops, feiras, conferências e outros eventos continuam sendo indispensáveis para chamar a atenção do mercado e de potenciais parceiros de negócio. Afinal, o networking "olho no olho" continua a ter vantagens poderosas.
Atento às exigências da nova era digital, o Atacado taQi é uma das marcas que já têm trabalhado o melhor dos dois mundos. Com mais de 20 anos de tradição, o canal corporativo da taQi (empresa do Grupo Herval) conta com mais de 40 mil produtos e está preparado para atender às demandas dos mais variados perfis empresariais.
– Este é um ano de mudanças e crescimento para a taQi. A partir do programa de expansão do negócio, a projeção é que mais dez lojas sejam inauguradas em vários pontos estratégicos no Rio Grande do Sul. Em paralelo, o canal de vendas corporativas da marca, que vem se fortalecendo e consolidando no mercado, terá o próprio e-commerce até o final de 2022 – diz o diretor da taQi, Rogerio Knebel.
As Lojas taQi tem mais de 80 unidades no Estado, multicanais para atendimento ao consumidor e vale destacar que, apesar de o Atacado taQi não ter pontos físicos, o canal corporativo conta com equipe própria e dedicada exclusivamente às empresas. Seus canais de atendimento corporativo também contemplam WhatsApp, televendas e consultores externos, alocados na Capital e nas regiões metropolitana, serra e Vale do Taquari.
Já o calendário de eventos da taQi vem para complementar a estratégia de expansão da companhia. Entre 2 e 5 de agosto, a marca estará na Construsul – Feira Internacional da Construção. Na 23ª edição do encontro, a taQi terá um estande especial para fomentar negócios e a divulgação de sua estratégia multicanal.
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Em entrevista, Knebel e o diretor da Herval Soluções Corporativas, Wagner Alledo, contam detalhes dos planos da taQi e seus canais para o segundo semestre. Confira:
Por que a taQi decidiu levar o Atacado taQi para o e-commerce?
Alledo: O comportamento de compra das pessoas e das companhias mudou muito por causa da pandemia. A transformação digital acelerou as tomadas de decisão e encurtou a jornada de compra, o que forçou uma adaptação a esse novo cenário. O Atacado taQi, assim como os demais negócios do Grupo Herval, está se atualizando para atender às necessidades dos clientes corporativos da melhor forma possível. A migração para o e-commerce possibilitará que as empresas façam o autoatendimento, com comodidade, facilidade e agilidade – além de expandir o negócio em nível nacional. A loja virtual vai integrar, ainda, nossa estratégia multicanal, que já atua com atendimento via televendas e WhatsApp e um time de consultores externos especializados.
De quais outras maneiras a taQi visa crescer e se posicionar no mercado?
Alledo: Os eventos são uma oportunidade estratégica de relacionamento e aproximação com os players do mercado, assim como para conectar a marca a empresas e profissionais. Neste ano, estão previstos acontecimentos importantes para nosso calendário promocional, entre eles a Construsul e a iniciativa de ações itinerantes focadas no mercado empresarial: o “Giro de Negócios”.
Como a presença na Construsul vai potencializar os esforços da taQi?
Knebel: A Construsul é uma das feiras mais importantes do Rio Grande do Sul, pois possui um fluxo enorme de pessoas e empresas em busca de novidades do setor. A categoria de materiais de construção é uma das fortalezas dos negócios da taQi, uma vez que representa o maior faturamento em vendas em todos os canais. Por isso, o evento é fundamental para explorarmos nosso mix de produtos. Nós e nossos canais, além de sermos reconhecidamente fortes em construção, temos amplo portfólio de itens que complementam o mix desse segmento, como ferramentas e EPIs. A partir daí, a feira é uma grande oportunidade de nos posicionarmos como parceiro estratégico no segmento. Sem falar que também possibilita a divulgação da estratégia multicanal da marca, possibilitando que o cliente defina qual é o canal mais adequado para efetuar suas compras: loja física, e-commerce ou atendimento corporativo.
O que o público pode esperar do estande na Construsul?
Knebel: O estande da taQi contará com uma supernovidade neste ano: o Espaço Arena. Nele, será possível acompanhar workshops e conteúdos variados a respeito de construção e avanços da área. O foco é trazer tendências, capacitação profissional e apresentar lançamentos. Os parceiros que estarão com a taQi no evento são as marcas Amanco Wavin, Bosch, Grupo Ramassol, Grupo Horbach e Sika. Estamos com a programação confirmada durante os quatro dias de evento, já disponível para consulta em nossos canais e redes sociais.
O que é o “Giro de Negócios” e qual é o propósito da iniciativa?
Alledo: O Giro de Negócios é um projeto itinerante que visa levar conhecimento e capacitação profissional para várias regiões do Rio Grande do Sul. Sob o tema “Inovação e Segurança na Construção”, a primeira edição aconteceu em Gramado, em 22 de julho – porém, também estão previstas rodadas no litoral e na região metropolitana –, e reuniu construtoras e profissionais interessados em adquirir conhecimento e fechar negócios.
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