Após enfrentar um processo intenso de readequação durante a pandemia nos últimos dois anos, 2022 deve marcar a reestruturação do setor de varejo, segundo a consultoria KPMG. A expectativa é de crescimento e retomada do volume de vendas, especialmente por conta das novas oportunidades que devem surgir com o reaquecimento da economia.
Nesse cenário, é importante que tanto as empresas tradicionais quanto os novos negócios estejam prontos e amparados para absorver as últimas tendências do mercado. Entender como empregar tecnologia para garantir continuidade e crescimento, por exemplo, será fundamental, assim como se atentar às atualizações que áreas como experiência e atendimento ao cliente tiveram durante a pandemia.
Com o propósito de desenvolver empresas e pessoas, a Feira Brasileira do Varejo (FBV) chega à sua 9ª edição em 2022. Realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, é o maior evento do setor no país, responsável por ser um espaço de exposição de tendências, serviços e produtos, oferecendo programação especial de atividades e palestras com especialistas no segmento.
– A FBV é um evento no qual tanto quem expõe quanto quem visita sai ganhando. É uma grande oportunidade de fazer contatos, firmar negócios e parcerias, e absorver muito conteúdo com profissionais e empreendedores de todo o país – conta o presidente Arcione Piva.
● Siga o perfil da Feira Brasileira do Varejo no Instagram e fique por dentro de todas as novidades
Aprendizado e networking
– Passamos a promover a FBV pensando na qualificação dos lojistas, no desenvolvimento dos negócios e no fomento da economia local – conta o presidente. – Acreditamos que o evento seja uma oportunidade para convidarmos os varejistas a sair da loja e olhar para o que outras empresas têm feito de inspirador.
Em 2022, a organização analisou as edições anteriores e as pesquisas de feedback para adequar o evento à rotina e às necessidades de seu público-alvo. Por isso, neste ano, a feira começa à tarde e se estende até a noite, concentrando todas as palestras do Congresso Brasileiro do Varejo em um só palco.
Já o Café com Lojistas, evento tradicional focado em networking e promovido todos os meses pelo Sindilojas POA, foi transformado em um momento de happy hour dentro da FBV. Outra novidade é a presença das várias empresas de tecnologia e inovação, que formarão a Trend Store Space, uma nova área da feira.
– Independentemente de ser lojista, temos certeza de que os conteúdos e o conhecimento transmitido pelos palestrantes causarão impacto positivo na vida de pessoas e negócios – comenta Piva. – Ouvir histórias sempre contribuiu para ampliar nossa visão, ter ideias e refletir sobre aquilo que fazemos e o que deixamos para as novas gerações.
Evolução constante
A primeira FBV foi realizada em julho de 2013, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e reuniu um público de 3.500 pessoas. A partir daí, o evento cresceu ano após ano e passou a ser realizado em espaços com capacidade para receber mais visitantes, expositores e atrações.
– O Centro de Eventos do BarraShoppingSul foi a nossa segunda casa até a 5ª edição, em 2017 – lembra o presidente. – Desde 2018, a feira passou a acontecer no Centro de Eventos da FIERGS, onde será realizada este ano, nos dias 24, 25 e 26 de maio. Serão três dias de exposição para conhecer de perto as últimas soluções do mercado e começar a gerar melhores resultados para os negócios.
As empresas interessadas em expor na Feira Brasileira do Varejo podem escolher o tamanho do espaço de acordo com a necessidade e o que cabe no bolso. Os consultores comerciais do evento estão à disposição para conversar e esclarecer dúvidas no e-mail comercial@sindilojaspoa.com.br e no telefone (51) 3025-8300.
● Acesse o site da Feira Brasileira do Varejo e garanta a sua visita na 9ª edição