Responde: Cláudia Silva da Costa Ribeiro, pesquisadora da área de melhoramento genético de pimentas e pimentões da Embrapa Hortaliças
Os pimentões vermelhos ou amarelos (dependendo da variedade) são frutos maduros, que foram colhidos da planta depois do amadurecimento. Já os pimentões verdes foram colhidos quando imaturos e, por isso, ainda não expressaram a coloração vermelha ou amarela.
O diferencial de preço dos frutos vermelhos e amarelos em relação aos verdes deve-se, em parte, à necessidade de condução sob condições ambientais adequadas, como o cultivo protegido (estufas). Os pimentões verdes, geralmente, são cultivados em campo aberto. Já os coloridos são plantados em estufas, que são estruturas de alto custo e exigem manutenção periódica.
Além disso, os pimentões vermelhos ou amarelos ficam mais tempo na planta até atingir a maturidade, consumindo mais insumos agrícolas, como água e fertilizantes, do que os frutos colhidos verdes.
Outro fator que interfere no valor final do produto é a embalagem de comercialização. Os frutos coloridos são vendidos preferencialmente em caixas de papelão ou bandejas de isopor, embalados com filme plástico, enquanto os pimentões verdes são vendidos em caixas de madeira, resultando em menor custo de embalagem e menor preço no mercado.