Considerada líder mundial na venda de tratores, a indiana Mahindra decidiu ampliar sua participação no mercado brasileiro. O diretor-geral de Operações da empresa no Brasil, Jak Torretta, anunciou, nesta terça-feira (29), uma nova fábrica no país e a expansão da rede de concessionárias.
Os planos da gigante indiana foram detalhados em coletiva à imprensa na 40ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. De acordo com o executivo, a atual planta fabril da marca – situada em Dois Irmãos, no Vale do Sinos – já não comporta as aspirações da empresa.
– Nossa meta é passar a produção de mil para 2 mil tratores por ano. E o prédio atual, além de ser alugado, não suporta essa demanda – explicou, citando os entraves da estrutura localizada no centro de Dois Irmãos, além de ressaltar que a produção noturna é restrita devido ao barulho.
Leia mais
Mahindra prepara investimento em fábrica de Dois Irmãos
Com fábrica de tratores em Dois Irmãos, Mahindra quer fazer escola no RS
Segundo Torretta, a intenção não é sair de Dois Irmãos. Mas ele confirma que outras cidades já demonstraram interesse em receber o investimento.
– Queremos continuar no Rio Grande do Sul. E entendemos que Dois Irmãos é estratégica, podendo ser transformada em um centro de distribuição de peças e reposição – avaliou.
A unidade brasileira tem até dezembro deste ano para apresentar a proposta de investimento à matriz. Para a nova planta industrial, as alternativas são a aquisição de alguma fabricante de implemento já existente ou a construção total da infraestrutura necessária.
Atualmente, a fábrica da Mahindra Brasil emprega 40 funcionários. Até outubro do ano passado, o número de empregos diretos era de 21.
O aumento – e o próprio anúncio de expansão – está relacionado à mudança na gestão dos negócios no Brasil. Até então, uma segunda empresa era detentora da licença para a comercialização dos tratores no país. Isso mudou em 2016, quando a presença em terras brasileiras passou a ser controlada pela matriz Mahindra & Mahindra, em parceria com a unidade dos Estados Unidos.
A meta da indiana é alcançar aqui o mesmo sucesso atingido no mercado norte-americano. Lá, a Mahindra entrou em 2004 e já se sustenta a terceira posição entre as marcas de tratores mais comercializadas.