A literatura feita por mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado editorial e, consequentemente, na Feira do Livro de Porto Alegre, com o reconhecimento de histórias que perpassam diferentes realidades e vivências femininas. O tradicional encontro literário vem se consolidando como um importante espaço para reconhecer o trabalho de escritoras e poetisas, especialmente gaúchas.
Na 70º edição do evento, a Praça da Alfândega recebe uma variedade de obras assinadas por grandes talentos. Além disso, se torna um ponto de encontro entre leitores e escritores.
A seguir, confira uma lista de autoras nascidas ou radicadas no Estado que integram a programação da Feira do Livro.
Martha Medeiros
Uma das mais admiradas escritoras gaúchas, Martha Medeiros não pode ficar de fora da lista. Na feira, ela estará divulgando sua nova obra, Comigo na Livraria (L&PM), um compilado de crônicas sobre livros que já leu.
No sábado (9), a partir das 18h, Martha estará na Praça de Autógrafos Gerdau assinando exemplares de suas produções. No domingo (10), às 17h30, participa de um sarau ao lado de Katia Sumann e da escritora Paula Taitelbaum para falar sobre seus 30 anos como cronista, no Teatro Carlos Urbim.
Cláudia Laitano
Cláudia Laitano é cronista, jornalista e escritora. Autora de Agora eu era (Record) e Meus livros, meus filmes e tudo mais (L&PM), ela estará divulgando seu mais novo lançamento, Recado dos Dias (Editora Libretos). A obra reúne uma coletânea de textos assinados por ela em Zero Hora na última década.
Haverá sessão de autógrafos na Feira no dia 17 de novembro, às 19h. No mesmo dia, Cláudia participa de um bate-papo com a escritora Diana Corso, no Espaço Força e Luz (Rua Andradas, 1223), às 18h.
Natália Borges Polesso
Natural de Bento Gonçalves, Natália Borges Polesso é reconhecida como uma das escritoras mais promissoras da América Latina. Ela estará no evento com seu novo livro de contos, Condições ideais de navegação para iniciantes (Companhia das Letras), o qual investiga indivíduos que buscam viver para além das próprias particularidades. A obra marca o retorno dela ao gênero, após o sucesso dos romances A extinção das abelhas (Cia das Letras) e Foi um péssimo dia (Dublinense).
No dia 17 de novembro, ela participa de dois eventos no Espaço Força e Luz, às 16h e às 17h. No mesmo dia, estará na Praça de Autógrafos, a partir das 19h.
Nathallia Protazio
Nathallia Protazio é pernambucana e radicada na capital gaúcha. É ela quem coordena o Coletivo de Escritores Negros de Porto Alegre. Na Feira, estará lançando o terceiro livro de sua carreira, A faxineira mais bem paga do Bom Fim (Zouk), que traz um compilado de crônicas movidas pela ideia de que todo trabalhador está limpando a barra de alguém.
Na próxima quinta-feira (7), Nathallia irá oferecer uma oficina voltada para a produção de crônicas, no Espaço Força e Luz, às 14h. Já no sábado (9), às 17h30, participa do bate-papo "Diálogos Literários e Antirracistas", ao lado de Lilia Guerra, no mesmo local. A escritora volta ao evento no dia 13, com a vitrine de lançamento de seu novo livro e com uma sessão de autógrafos a partir das 19h.
Clara Corleone
Clara Corleone é atriz, produtora cultural e professora de escrita criativa. Na Feira do Livro de Porto Alegre, está lançando seu quarto livro — e terceiro romance —, Rosa & Violeta (L&PM), que se debruça sobre a história de duas irmãs completamente opostas uma da outra.
No dia 14 de novembro, a partir das 17h30, ela está no Espaço Força e Luz em um bate-papo com Gabriela Leal, para falar sobre a nova obra e refletir sobre relações familiares. Na sequência, a partir das 19h, ela estará na Praça de Autógrafos para conversar com o público.
Taiasmin Ohnmacht
Vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura e finalista do Jabuti em 2022, a escritora Taiasmin Ohnmacht também é um expoente da literatura nacional. Logo no início da Feira, a gaúcha, reconhecida por seus livros de romance, lançou sua primeira obra de poemas, Quimeras feito incensos (Bestiário).
O público poderá encontrá-la novamente na próxima quinta-feira (7), no Espaço Força e Luz, a partir das 18h, no evento "Ciclo Preto Sou – Literatura negra". No encontro com as escritoras Ana dos Santos e Eliane Marques, Taiasmin irá debater sobre as vivências e experiências enquanto mulheres negras no mercado editorial.
Claudia Schroeder
A poetisa gaúcha Claudia Schroeder é detentora de diversas obras, como Leia-me toda (Dublinense) e As línguas são para outras coisas (Taverna). Ela esteve na Feira do Livro lançando Gatos falando alemão (Isto Edições), que reúne 51 poesias que atravessam temas como desejos, traumas adultos e de infância, o tempo, amores que tropeçam, entre outros.
Paula Taitelbaum
A poetisa e ilustradora Paula Taitelbaum lançou nesta edição da Feira o livro Poeamo-me (Editora Piu), reunindo versos que falam de amor e da busca por ele. Autora de obras para adultos e crianças, ela também já publicou Bichológico (Piu) e Cadê Cadê (Piu)
Na próxima quinta-feira (7), Paula estará de volta à Feira para mediar o encontro com a drag queen Rita von Hunty, no Teatro Carlos Urbim, a partir das 19h. No dia 18 de novembro, no mesmo local, ela participará do "Ciclo O Autor no Palco", que faz parte da programação infantil, a partir das 9h.