A Miss Índia Harnaaz Kaur Sandhu foi eleita Miss Universo 2021 na noite deste domingo (12). Em segundo lugar, ficou Nadia Ferreira, do Paraguai, e a terceira colocação foi de Lalela Lali, da África do Sul. Representando o Brasil, a cearense Teresa Santos não entrou para o top 16 da competição – desde 2011 o país não ficava de fora da lista de semifinalistas.
Com apresentação de Steve Harvey, a grande final foi realizada em Israel e começou como de costume, com muita música e todas as misses desfilando no palco. Em seguida, o apresentador anunciou as semifinalistas da competição, o top 16.
Quem garantiu uma vaga no grupo foram as misses de França, Colômbia, Singapura, Panamá, Porto Rico, Bahamas, Japão, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Índia, Vietnã, Aruba, Paraguai, Filipinas, Venezuela e África do Sul. Cada uma conversou brevemente com Harvey.
Depois, as 16 selecionadas desfilaram com traje de banho, usando biquínis de diferentes modelos e também maiôs. O top 10 foi conhecido na sequência e incluiu Paraguai, Porto Rico, Estados Unidos, Índia, África do Sul, Bahamas, Filipinas, França, Colômbia e Aruba.
E então chegou a vez do esperado desfile de traje de gala. Boa parte das misses apostou no look carregado em brilhos e pedrarias e em cores como branco, dourado e prata. Apenas cinco misses seguiram na disputa: Índia, África do Sul, Paraguai, Colômbia e Filipinas.
As cinco voltaram à passarela para a temida etapa das perguntas. A Miss Índia começou respondendo sobre questões climáticas, seguida pela Miss África do Sul, que teve que se manifestar sobre conduta em redes sociais. Depois, a Miss Paraguai falou sobre "body shaming", o ato de ridicularizar a aparência física de uma pessoa. Já a Miss Colômbia abordou a importância da liderança feminina para o mundo. E a Miss Filipinas encerrou a rodada opinando sobre a importância da vacina contra a covid-19.
Por fim, o top 3 foi anunciado: África do Sul, Índia e Paraguai. As três precisaram responder a mais uma pergunta sobre como lidar com as pressões da vida. Quem levou a coroa foi a Miss Índia, seguida por Paraguai e África do Sul. A mexicana Andrea Meza, Miss Universo 2020, passou a faixa para sua sucessora.
Quem é a Miss Índia
Uma das favoritas à coroa, Harnaaz Kaur Sandhu tem 21 anos, nasceu em Chandigarh e é modelo e atriz. Entre suas causas, está a defesa da saúde mental e a luta contra o bullying. A indiana faz mestrado em Administração Pública. Na competição, ela virou meme ao imitar um gato no palco – a miss foi perguntada sobre "qual seu maior talento".
Ela é a terceira indiana a ganhar o Miss Universo, já que Sushmita Sen e Lara Duttam, estrelas de Bollywood, levaram o título em 1994 e 2000.