Sabe quando a foto da modelo na capa de revista deixa evidente que pesaram a mão no Photoshop? A pele uniforme demais, luminosa na medida perfeita, com curvas milimetricamente ajustadas e por aí vai.
Essa manipulação de imagem, que também é recorrente nas redes sociais, têm incomodado uma boa parcela das famosas. Algumas, inclusive, têm se posicionado publicamente sobre o tema – nomes como Manu Gavassi, Preta Gil, Ana Hickmann e Iggy Azalea já reclamaram de fotos editadas. Veja a seguir!
Iggy Azalea
No ano passado, uma foto da rapper de franja circulou nas redes sociais. Mas, na verdade, era fake: um fã modificou a foto, e Iggy não curtiu. "Quem editou a franja na minha cabeça ?! Se revele!". Antes, em 2016, ela já tinha criticado o resultado de uma capa da revista Schön! Magazine. A cantora não gostou de ter suas medidas diminuídas na imagem: "Eu adoro (a revista), mas prefiro a foto antes deles colocarem Photoshop para fazer com que minhas coxas e quadris parecessem mais magros", escreveu Azalea em seu Twitter.
Zendaya
Ganhadora do Emmy, a atriz também foi vítima de mudanças em seu corpo em 2015 e manifestou sua insatisfação. "Um novo ensaio de fotos meus foi lançado hoje e eu fiquei chocada quando eu descobri que minha cintura e quadris de 19 anos foram manipulados. Esses são os detalhes que deixam as mulheres constrangidas e que criam os ideais de beleza irrealistas que a gente tem", escreveu em seu Instagram.
Ana Hickmann
Em 2015, uma edição da Revista Claudia estrelada por Ana Hickmann foi alvo de críticas da modelo e apresentadora. "Gente! Essa não sou eu", escreveu incomodada. A imagem mostra uma evidente mudança, principalmente no rosto.
Lupita Nyong'o
A atriz Lupita Nyong'o, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por 12 anos de Escravidão, desabafou sobre a manipulação de sua imagem na revista italiana Grazia, em 2017. O cabelo de Lupita foi modificado, eliminando a parte crespa e volumosa de seu penteado. "Como eu já deixei claro com todas as fibras do meu corpo no passado, eu abraço minha herança natural e, apesar de ter crescido pensando que peles claras e cabelos lisos e sedosos eram o padrão de beleza, eu sei que minha pele negra e meus cabelos crespos e volumosos são bonitos também", escreveu Lupita na legenda de uma montagem que mostra a capa da revista ao lado da foto original.
Kate Winslet
Mesmo se manifestando repetidamente sobre não querer ter suas imagens alteradas, Kate Winslet volta e meia é alvo do Photoshop. A edição da Vogue de 2013 é um bom exemplo, assim como a GQ de 2003. À época, sobre a publicação da GQ, Kate reclamou que suas pernas na foto eram "um terço da realidade": "O retoque foi excessivo. Não me pareço com aquilo e, mais importante, não desejo me parecer com aquilo".
Preta Gil
No Facebook, Preta Gil usou seu perfil para criticar uma revista que utilizou, em 2014, uma imagem sua editada na capa. Ela estava com a cintura mais fina e apresentava pele e cabelos mais claros na imagem. "Em estado de choque! Não tem como não me indignar, pois fiz essas fotos para capa dessa revista e a mesma foi publicada sem minha aprovação e do fotógrafo. O Photoshop foi feito por conta própria. Aí está o resultado !! A foto original está linda, nem precisava de grandes ajustes. Pra que isso? Que vergonha!!! Infelizmente essa que está na capa da revista não sou eu!!", escreveu Preta no Facebook.
Manu Gavassi
A cantora e atriz reclamou ao estrelar a capa da revista VIP, em 2016. Tudo começou quando uma seguidora a questionou: "Menina, de onde nasceu essa coxa?". Manu não demorou para responder: "Do Photoshop deslavado que é essa capa", escreveu ela. "Eu nem me reconheço direito", completou.