Estamos cada vez mais discutindo o fato de que nós, mulheres, parecemos nunca nos sentir bonitas o suficiente com os nossos corpos. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética em dezembro do ano passado, o Brasil é o país que mais realiza procedimentos estéticos no mundo. A impressão é que as mulheres buscam incansavelmente por um padrão de beleza. E sabe o que pode estar incentivando essa insatisfação? As redes sociais.
Basta abrir o feed do Instagram para logo ver uma famosa de biquíni exibindo um corpo que parece perfeito - e a comparação é quase inevitável. O que esquecemos, muitas vezes, é que, por trás da foto final, existem vários artifícios - do ângulo até uma boa luz - para disfarçar o que costumamos chamar de "defeitos".
Mas há quem esteja cansando dessa farsa virtual. Pensando em inspirar outras a aceitarem os próprios corpos do jeitinho que são, essas mulheres mostram que a vida perfeita do Instagram está longe de ser um espelho da realidade. Confira:
"O padrões estéticos ganharam muita força com a internet. Estamos a um clique de distância de imagens 'sem defeitos', e cometemos um erro bem comum: comparar nosso dia a dia com fotos da internet, que contam com muitos artifícios pra chegar naquele resultado", refletiu a ginecologista e agora influenciadora digital em seu perfil.
"Minhas imagens de hoje são a prova disso: a mesma pessoa, com menos de três minutos entre uma foto e outra, e resultados tão diferentes. Em uma estou posando, com o corpo alongado, segurando o ar pra murchar a barriga e fazendo 'carão'. Na outra, estou relaxada, rindo e deixando minha barriga ocupar todo espaço que ela quiser no mundo. Minha dica de mulher pra mulher é: não compare sua realidade com fotos 'perfeitas' da internet, nem mesmo as pessoas das fotos são assim o tempo todo", diz ela . Arrasou!
Gabriela Cantovik
Gabriela é uma influenciadora que fala de "amor próprio, auto cuidado, vida real & corpo" em seu perfil.
"Aquela pose, aquele ângulo, segura a respiração, encolhe a barriga, empina a bunda, pega um iluminação boa, e tá pronta a foto. Cuidado ao se comparar aqui! Nunca esqueçam desses detalhes. Se você mesma faz essas coisas, porque as outras pessoas não fariam? Seja você mesma o seu próprio parâmetro de comparação", aconselha na postagem abaixo, em que mostra a diferença de duas fotos suas.
Mirian Bottan
"Não precisa nem de aplicativo de edição: se calcular cada ângulo e cada detalhe direitinho, dá para parecer mais nova, mais magra, mais bonita e até 'perfeita'. Só que não dá pra levar todo esse disfarce pra vida real", lembra a influenciadora.
"Comecei a postar fotos sem truques porque não suportava mais quando me diziam que eu era 'tão diferente pessoalmente' ou quando nem eu me reconhecia nas fotos em que me marcavam. Arrumar coragem para ser de verdade pode parecer uma tarefa difícil hoje em dia, mas não tenha dúvidas: traz muito mais liberdade, alívio e paz do que um milhão de mentiras perfeitas", explica Mirian sobre sua decisão de começar a postar fotos sem filtros.
Danae Mercer
A jornalista especializada em saúde Danae Mercer, além de falar de estilo de vida e autoestima, incentiva a aceitação compartilhando imagens que comparam poses não naturais com sua aparência real.
"Sou eu em AMBAS as fotos. E ambas são dignas. E ambas são ótimas. Mas, às vezes, ainda luto com a da direita. Aquela onde aparece minha celulite. E minha barriga rola e minha pele dobra - algo que está fazendo mais agora que estou envelhecendo. Mas essa luta? Essa batalha interna silenciosa? Isso é ok. Isso é humano", discursa ela no post abaixo.
Sara Puhto
Sara Puhto é uma estudante de pós-graduação em Psicologia que fala sobre confiança corporal e amor-próprio em suas redes sociais. Frequentemente, ela faz montagens como esta, mostrando a diferença de uma foto posada para uma natural.
"Acho que ser mais transparente sobre falsidades em fotos nas redes sociais ajudará as pessoas a perceberem que as pessoas nessas fotos aparentemente 'perfeitas' não se parecem com isso o tempo todo. Isso nos permite perceber que esta perfeição que estamos perseguindo não existe realmente 24 horas por dia, sete dias por semana e, portanto, não devemos nos estressar tanto com isso e aprender a começar a nos apreciar como somos naturalmente", reflete ela em um dos posts.
Alex Light
A influenciadora britânica Alex Light tem como lema "ajudar as mulheres a se sentirem bem com seus corpos".
"Ângulos! Poses! Iluminação! Tudo isso faz diferença. Mas nada disso é óbvio quando uma imagem aparece em nosso feed com uma determinada aparência e, instantaneamente, nos faz sentir mal. Você conhece o sentimento? Aquela sensação horrível de afundamento - como uma confirmação de que, na verdade, sim, você não está à altura? Bem, deixe isso ser um lembrete de que não é real. Esse sentimento não é real porque o gatilho não é real! Não é a vida real e é uma armadilha de comparação verdadeiramente injusta", lembra ela em uma de suas postagens.
Hayley Madigan
A treinadora fitness e influenciadora Hayley Madigan descreve seu trabalho como "ajudar a elevar e apoiar mulheres a encontrar sua autoconfiança corporal".
"Admito que lutei por anos. Lutei para aceitar quaisquer imperfeições que tinha porque queria ser a melhor que pudesse o tempo todo... e era exaustivo. Pensei que não era digna, a menos que fosse tão perfeita quanto poderia ser. Eu estava tão exausta de me julgar continuamente. De odiar continuamente partes do meu corpo que eu queria mudar. (...) Como podemos parar de duvidar de nós mesmas? Podemos ser mais gratas pelo que nosso corpo faz por nós diariamente. Por que não trabalhar para se tornar mais forte mentalmente e fisicamente?", reflete ela.
Alicia Hernandez
A treinadora Alicia Hernandez recém deu à luz e compartilha a jornada pós-parto em seu perfil.
"Essas duas fotos foram tiradas com dois segundos de intervalo. Eu compartilho isso porque adoro ver esses lembretes! Estou tão orgulhosa da definição que vejo durante esta jornada pós-parto, mas adivinhe? Nunca me pareço com a foto à esquerda. Essa imagem retrata meu "melhor" flexionado... e vamos ser reais! Ainda sou uma mamãe muito mole, cansada e com uma postura horrível. Para fora com as falsas expectativas do corpo perfeito. Assuma sua jornada e dê ao seu corpo a graça de ser", aconselha.