Foto: William Nihues, divulgação Foto: William Nihues, divulgação
Muitos noivos estão optando por fazerem seus votos de casamento fugindo do modelo tradicional. São juras autênticas, marcadas por traços pessoais e que contam a história do casal, emocionando os convidados no grande dia.
Mas ninguém disse que esse processo de escrita é fácil. Muitas vezes, os noivos se perdem por causa de tanta emoção e não sabem nem por onde começar. Aqui, vamos algumas dicas, preparadas pela jornalista Thais Zanchettin, idealizadora do projeto "Com amor," que ajuda as pessoas a escrever mensagens afetivas personalizadas, como cartas de amor, votos de casamento, textos de homenagem e minibiografias.
Cinco dicas para escrever votos de casamento
1) Defina sua mensagem-chave
O primeiro passo é encontrar qual frase ou declaração resume a ideia principal dos votos. Não se preocupe se essas mensagens forem clichês como "eu te amo", "você é a pessoa mais importante", "eu preciso de ti", "nascemos um para o outro". Elas servirão apenas de base para os próximos passos.
2) Faça-se perguntas
Para fugir do clichê e das palavras vazias, é preciso dar solidez aos sentimentos, às emoções. Para conseguir isso, é necessário um exercício de entrega e reflexão. A partir da mensagem-chave, relembre a história de vocês dois, os bons e maus momentos, as situações mais importantes, faça-se perguntas para entender como o sentimento foi construído. Consciência é o nível mais sutil do afeto.
3) Pense no seu par e nos planos para o futuro
Todos gostam de deixar marcas pessoais uns nos outros, por isso, pense sobre quem é a pessoa pela qual você se apaixonou, quais as características mais marcantes dela. Também eleja quais promessas, entre tantas, você considera necessárias fazer e que são valores importantes ao seu par. Entregue em seus votos a certeza de que você conhece profundamente o seu amor.
4) Escreva com o coração e com seu próprio estilo
Com as respostas aos questionamentos anteriores, já será possível deixar para trás as palavras vazias e as mensagens protocolares. Para construir o texto, seja fiel ao seu estilo e à linguagem que usa com o seu amor e com os seus familiares. Elenque o que é mais importante e construa o seu texto.
5) Seja sempre verdadeiro
Não escreva palavras que não for capaz de sentir genuinamente. Além de soar falsas, elas podem descredibilizar todo o discurso. Não escreva bonito em detrimento da autenticidade. Somos capazes de emocionar apenas com sinceridade e entrega. A beleza vive muito mais perto da verdade do que da perfeição.
Leia também
As 7 dúvidas mais frequentes dos noivos sobre a festa de casamento3 aplicativos para ajudar a organizar o casamentoInspirações de penteados para as madrinhas de casamento
Aliás, noivinha, já sabe da novidade?
Agora temos um grupo no Facebook para chamar de nosso. Vamos compartilhar muitas novidades do mercado, dicas, tendências – e, é claro, nossas experiências. Acesse o link e participe: fb.com/groups/grupodenoivasdonna