Tem gente que adora se fazer de vítima. O que eu não sabia é que isso tem até um nome: coitadismo. São pessoas que, muitas vezes sem nem perceber, utilizam-se das suas fraquezas para tentar conquistar a atenção dos outros, mas só despertam sentimentos de pena.
- Olá, como vai, tudo bem?
- Mais ou menos. Minha enxaqueca voltou, meu marido perdeu o emprego, minha filha está indo mal na escola, estamos endividados...
A pessoa que perguntou se estava tudo bem o fez por educação, mas na verdade ela não está interessada em conhecer a fundo as mazelas do outro (até porque já deve ter as próprias), e tenta sair de fininho da conversa, mas não consegue. O "coitadinho" fala, fala, fala, e raramente tem algo de bom para dizer, porque prefere concentrar toda sua atenção naquilo que está ruim.
Duas senhoras conversavam no banco de um ônibus. Uma, a mais nova, só sabia queixar-se da vida. Disse que estava sofrendo muito porque tinha problema em casa e de saúde.
- Minha vida se tornou um tormento - contou.
A outra, de cabelos bem branquinhos, tinha duas muletas ao seu lado, apoiadas no banco, e ainda usava uma espécie de colete ortopédico no pescoço. Mas não reclamava de nada, nem da doença nem da vida. Só disse que queria ficar boa logo para poder ir com as amigas de seu grupo de idosas curtir as águas termais de Piratuba.
- Você tem que ser mais otimista. Todo mundo tem problemas, é preciso conviver com eles - sugeriu.
A "coitadinha" deu de ombros, acho que nem ouviu o conselho. Estava mais preocupada em cultivar a sua dor.
A psicologia explica este comportamento, que é relativamente comum e extremamente prejudicial. O "coitadinho" acha que aqueles que estão ao seu redor ficarão comovidos com a sua situação. "Ilusão pura. Ao assumir a personalidade de vítima, a pessoa só atrai mais vítimas, assim como pessoas alegres atraem pessoas alegres", diz o psicólogo João Alexandre Borba, especialista no tema.
Quem realmente atrai a simpatia e a admiração dos outros são as pessoas que enfrentam seus problemas de cabeça erguida, encontrando dentro de si os melhores caminhos para lidar com os obstáculos, presentes na vida de todo nós.