:: Salada de macarrão e bacalhau:: Salada de lentilha:: Salada de gelatina:: Salada de tofu grelhado:: Salada de figos e camarões:: Salada caprese Vegetais amarelos são ótimos para a pele Os brancos ajudam a reduzir o colesterol Vegetais roxos evitam o envelhecimento precoce Os vermelhos ajudam a prevenir a osteoporose Vegetais verdes são ricos em ácido fólico
Coma seus vegetais, já demandavam nossas mães desde sempre. Não há quem não saiba que verduras e legumes são essenciais para uma dieta em nutrientes, vitaminas, fibras e minerais que auxiliam na proteção da saúde e ajudam na prevenção de doenças como diabetes e coração. Mas você sabia que uma salada contendo ingredientes de todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras) pode até mesmo substituir uma refeição completa?
– É possível deixar a salada mais atrativa e gostosa sem perder os nutrientes que o alimento oferece – garante a nutricionista Cinthia Julião. – Molhos diferenciados, carnes brancas, peixes, castanhas e frutas são uma ótima opção: além de saudáveis, garantem versatilidade ao prato. O ideal é que seja bem colorida.
Confira receitas rápidas e práticas de saladas:
Veja algumas boas opções de cada grupo alimentar e entenda o que cada cor pode trazer de saúde para o seu prato antes de monstar sua própria salada ~gourmet~.
> Carboidratos
Capriche nos legumes, crus ou cozidos, como cenoura e beterraba.
Grãos também são uma boa pedida: ervilha, feijão branco, grão de bico.
Arroz ou macarrão em suas versões integrais podem ser utilizados, mas cuidado com a quantidade.
> Proteínas
O melhor é apostar nas mais magrinhas, como peito de frango ou de peru, ovo cozido, kani, filé mignon.
> Gorduras
Olha que sorte: as melhores são as que mais combinam com uma saladinha, como azeite de oliva e azeitonas.
CADA COR, UM BENEFÍCIO
Amarelo
Auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, da visão e do coração. São também ótimos para a pele e a mucosa, além de ricos em betacaroteno e vitamina C.
:: Exemplos: manga, pêssego, batata, mandioquinha.
Branco
Possuem alicina, uma substância que auxilia na redução do colesterol
:: Exemplos: alho, cebola
Roxo
Ricos em ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce e diminui os riscos de células cancerígenas, pois contém substâncias que podem prevenir o câncer, como o reveratrol e as antocianinas.
:: Exemplos: Repolho roxo, uva, beterraba, berinjela
Vermelho
Possuem antoacina, um flavonoide com ação imunoestimulante que ajuda no sistema circulatório, e licopeno, um antioxidante que auxilia na prevenção da osteoporose.
:: Exemplos: tomate, pimentão, morango, maçã.
Verde
Ricos em ácido fólico, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central e muito importante para as gestantes, pois auxilia na boa formação do tubo neural do bebê. Além disso, possuem luteína, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo e clorofila, pigmento responsável pela coloração.
:: Exemplos: alface, rúcula, ervilha, espinafre, agrião, brócolis.