Casamentos diurnos são um charme, mas requerem atenção na hora do planejamento. Nada que seja um bicho de sete cabeças, apesar de algumas particularidades.
Normalmente, casais que optam por esse tipo de evento não possuem a expectativa de virar a noite – até porque seria complicado esperar que os convidados cheguem às 11h e aguentem até a madrugada. Haja energia!
De qualquer forma, não quer dizer que o casamento não irá até mais tarde e que não possa ter pista de dança. A balada vai depender do perfil dos recém-casados e dos convidados.
Nesse tipo de festa, os noivos tendem a optar por locais ao ar livre, justamente para poderem explorar o visual do lugar. Seja na praia ou no campo, com certeza irá render muitas fotos!
Abaixo, listei alguns pontos de atenção na hora de organizar um casamento diurno:
Espaço kids e área para descanso
É bacana trazer a decoração a favor do local. Os estilos que mais prevalecem em eventos diurnos são rústico/romântico, boho chic, minimalista/moderno. Não é uma regra, mas são perfis que se encaixam bem aos lugares ao ar livre.
Também é interessante prever lounges espalhados pela natureza, se o local permitir. Assim, teremos algumas áreas de descanso para os convidados recarregarem as energias durante a festa. Se houver crianças, é bom prever um recanto para que, além das brincadeiras, elas possam ter o momento da soneca.
Ainda aproveitando o visual "instagramável", a famosa câmera polaroid que muitos noivos gostam de disponibilizar para os convidados registrarem momentos funcionam muito bem em eventos diurnos. Com ela, é possível garantir que as fotos saiam com mais qualidade e nitidez, já que esse equipamento não foi projetada para ambientes escuros.
Previna-se sobre a previsão do tempo
Há um ponto muito importante, mas que os noivos tendem a fechar os olhos até que o momento que não é mais possível postergar: a previsão do tempo. Sempre deixem já mapeado a opção em caso de chuva e já prevejam esse orçamento. Assim, evita-se desgastes mais próximo do casamento.
Brunch pode ser opção de refeição
Na gastronomia, é bacana avaliar a opção de brunch ou almoço. Mas vale sempre considerar algum aperitivo leve para a chegada dos convidados. Por ser um evento que faz com que todos os envolvidos acordem cedo para se arrumar, é bacana ter uma mesa com água, suco, algumas frutas e até míni sanduíches. Nada que roube muito a cena do restante do cardápio. É só para os convidados beliscarem.
E aí, vocês são mais noturnos ou diurnos?
Maria Eduarda Santos é publicitária e proprietária da empresa Respira Eventos (@respiraeventos). A produtora tem MBA em gestão de eventos e cerimoniais de luxo, feito com os principais profissionais do Brasil no ramo de festas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.