Tem mascote que nasceu para ter cheiro ruim? Uma queixa bastante comum que envolve cães e gatos, até mesmo aqueles que vivem em apartamentos, é o porquê de um banho cheirosinho durar tão pouco tempo.
Por isso, preste atenção aos motivos pelos quais o cheirinho de banho do seu pet tem durado tão pouco.
1. Animais com dobras na pele
Os cães da raça Sharpei, Pug e Bulldog, assim como gatos peludos, têm uma tendência a exalar um odor que vem exatamente das dobras. Um banho pode até acentuar esse cheirinho que vem da pele.
2. Cães braquicefálicos
Aqueles que parecem que levaram um "soco" no nariz, como Pug e pequinês - também apresentam a peculiar característica de ter uma dobra de pele sobre o nariz, o que não raro acaba sendo o responsável pelo cheirinho ruim do cão no dia seguinte após o banho.
3. Pelo muito denso
A coqueluche dos anos 2020, o Lulu da Pomerânia e o Pastor de Shetland, por terem um pelo muito denso, podem frustrar seus tutores no que diz respeito à durabilidade de um pelo cheiroso. O mesmo vale para gatos com pelo alto.
4. Cio
Antes de reclamar de odores, verifique se sua mascote não está no cio. O cheiro do período reprodutivo pode ser intenso em algumas fêmeas e não tem banho que amenize tais odores.
5. Genitália
Alguns animais, em especial cães machos, podem ter uma secreção natural chamada "esmegma", uma combinação de células que podem comprometer o cheiro bom dos animais.
6. Dermatites
Preste atenção nas doenças de pele, em especial, as crônicas. Os folículos pilosos também acarretam em descamações que comprometem o odor. Às vezes, a enfermidade pode estar relacionada com os hormônios do animal, o que acaba por fragilizar a estrutura e a defesa da pele em suas camadas mais profundas.
7. Halitose
O que pode estar roubando a cena de um banho cheirosinho é o hálito do seu bichinho. Animais mais velhos podem impregnar odores desagradáveis por conta de tártaros dentários, inflamações nas gengivas e até alguns tipos de câncer de boca.
8. Diabetes
Algumas pessoas levam seus pets ao veterinário por estes estarem com cheiro ruim que se deve, na verdade, aos corpos cetônicos, uma substância química produzida pelo corpo na falta de insulina.
9. Pelos
Há casos específicos que podem comprometer o odor dos animais, como aqueles que possuem pelos na região abdominal e anal. Quando os fios encostam na urina, por exemplo, tendem a ter cheiro ruim.
10. Glândula perianal
Muitas pessoas não sabem que esta glândula existe, mas está lá: uma de cada lado do ânus, e pode ser a responsável pelo mau odor dos pets. Algumas petshops trabalham com os perianais na hora do banho, mas ainda é um serviço raro.
A manipulação das perianais deve ser feita por quem conhece a região, pois pode causar inflamação se não for bem realizada. Independente disso, a glândula perianal, quando obstruída, pode inflamar, o que ocasiona um cheiro insuportável.
11. Ouvidos
Ácaros nos ouvidos é uma situação bem comum e o cheiro é mais forte do que queijo rockefort. Verifique junto ao veterinário a saúde auditiva de seu pet. É fácil de ser combatida e quando presente, é um cheiro muito forte e desagradável.
12. Nós nos pelos
Aqueles bichinhos que tem pelo emaranhado nunca terão um cheiro bom, visto que rapidamente a área pode se transformar em uma casa de fungos.
13. Banho inadequado
Por fim, dificilmente o banho caseiro vai ter a mesma técnica e experiência daquele oferecido por uma empresa especializada com equipamentos específicos, que facilitam a lavagem em série, e conta com uma equipe para cada função.
A secagem pós-banho é importantíssima. Não hesite em usar um secador de cabelos na hora de secar os animais. Nas petshops, os profissionais usam verdadeiras máquinas, conhecidas como “sopradores”, que secam eles até a ponta do rabo.
Uma sugestão é encontrar uma área da casa para deixar o seu pet para se secar sozinho, de preferência um ambiente que pegue sol ou vento. Em casa evite perfumá-los, pois a maioria dos bichos têm aversão a perfumes, pois irrita o nariz, provocando muito espirro.
Entre um pet sem cheiro e um cheiroso, prefira a primeira opção.