As plantas têm um papel fundamental na decoração de interiores, trazendo um toque de natureza e vivacidade para qualquer ambiente. Além de adicionarem cor e textura, também podem melhorar a qualidade do ar, proporcionando um ambiente mais saudável e agradável. No entanto, é essencial lembrar que algumas plantas podem representar um perigo para os gatos.
Segundo a veterinária clínica e diretora-geral do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti, o que torna essas plantas tóxicas tanto para cães quanto para gatos são as substâncias encontradas nelas.
— Por exemplo, a flor do antúrio contém oxalato de cálcio como princípio, podendo causar inchaço da boca, lábios e garganta, dificuldade para engolir, paralisia da língua, salivação excessiva, vômitos e diarreia — explica.
Fique atento aos sintomas
Os sintomas decorrentes da intoxicação causada por plantas podem ser os mais variados. Pode ocorrer falta de apetite, vômitos, diarreias, falta de coordenação motora e equilíbrio, desmaios, convulsões, lesões orais, alterações cardíacas, entre outros. Em casos mais graves, pode ocasionar até morte súbita do animal.
— Tudo vai depender do tipo de substância, quantidade ingerida e tempo de socorro após detecção da ingestão — esclarece a. Ainda de acordo com a profissional, os animais podem desenvolver os sintomas até 24 horas após comer a planta.
Por isso, é extremamente importante que o tutor leve o animal ao médico veterinário assim que perceber o consumo da planta ou logo que notar aparecimento dos sintomas.
— Quanto antes tratar, menor a quantidade da substância tóxica a ser absorvida — aponta a diretora-geral do Grupo Vet Popular.
Plantas tóxicas para os gatos
A seguir, confira uma lista com algumas espécies de plantas que podem oferecer perigos à saúde dos gatos.
Lírio (Lilium spp.)
Uma das características marcantes do lírio são suas flores grandes e vistosas, que podem variar em cores vibrantes como branco, amarelo, rosa, laranja e até tons mais profundos, como vermelho e roxo. No entanto, os lírios são altamente tóxicos para gatos e podem causar insuficiência renal aguda se ingeridos. Mesmo o contato com pólen ou a água do vaso pode ser perigoso.
Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)
A espada-de-são-jorge tem folhas longas e eretas que crescem em forma de espada, geralmente com listras ou padrões marcantes, que variam em tons de verde e amarelo. Ainda que seja popular e fácil de cuidar, pode causar vômitos, diarreia e até problemas neurológicos nos felinos.
Azaleia (Rhododendron spp.)
Essa é uma planta ornamental popular apreciada por suas flores vistosas e coloridas. Suas características incluem flores em forma de trombeta que crescem em cachos exuberantes. No entanto, contém toxinas que afetam o sistema cardiovascular e nervoso dos gatos, levando a sintomas como vômitos, diarreia e fraqueza.
Filodendro (Philodendron spp.)
É uma planta de interior popular valorizada por sua folhagem exuberante e de fácil manutenção. Tem folhas grandes, em formato de coração ou lanceoladas, que variam em tons de verde. Contudo, o filodendro contém oxalato de cálcio, que causa irritação oral e gastrointestinal se mastigado.
Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)
A planta bico-de-papagaio é mais frequentemente associada às festas de final de ano, como o Natal, devido às suas brácteas coloridas que se assemelham a flores. No entanto, se consumida, pode causar irritação na boca e estômago dos gatos.
Ciclamen (Cyclamen spp.)
A ciclamen é uma planta de flor ornamental apreciada por suas flores encantadoras e sua folhagem atrativa. Todavia, se ingerida, pode causar problemas cardíacos e gastrointestinais nos gatos, além de levar a convulsões se consumida em grande quantidade.
Begônia (Begonia spp.)
A begônia é valorizada por suas flores deslumbrantes e folhagem decorativa. As cores vibrantes variam em vermelho, rosa, branco, laranja e tons de amarelo. No entanto, contém substâncias tóxicas que podem causar irritação gastrointestinal e renal nos felinos.
Aloe vera (Aloe barbadensis)
A aloe vera tem folhas lanceoladas, de cor verde-acinzentada, que crescem em rosetas e podem chegar a tamanhos consideráveis. O interior das folhas abriga um gel transparente e viscoso, conhecido por suas propriedades calmantes e regenerativas para a pele, mas é tóxico para gatos e pode causar vômitos e diarreia.
Hortênsia (Hydrangea spp.)
Essa planta é famosa por seus conjuntos de flores exuberantes e cores vibrantes, tornando-a uma presença marcante em jardins e paisagens. No entanto, as hortênsias contêm cianeto, que pode levar a problemas gastrointestinais, cardíacos e respiratórios nos gatos.
Tulipa (Tulipa spp.)
Essa é uma planta apreciada em todo o mundo por suas flores icônicas e vibrantes, que anunciam a chegada da primavera, em forma de taça ou copo, com pétalas arredondadas e uma aparência única. Todavia, as tulipas contêm alcaloides que podem causar sintomas gastrointestinais e até insuficiência cardíaca em gatos.