Há quem pergunte porque seu pet não para de mexer a cabeça para a esquerda e para a direita, uma clara referência de que alguma coisa o está incomodando. Em relação às fêmeas, alguns tutores já perceberam que suas mascotes ficam incomodadas com aquelas fitas em cima das orelhas. Nesses casos, o chacoalhar nada mais é do que uma tentativa de se livrar daquela coisa pendurada em sua cabeça.
Há, no entanto, algumas situações em que não se vê motivo aparente, enquanto em outras, o insistente movimento vem acompanhado de coceira no ouvido, choro ou até mesmo esfregação nos olhos com as patas.
Existem algumas razões que justificam cachorro mexendo a cabeça insistentemente. Confira:
- Sarna de ouvido: ela pode vir acompanhada de uma secreção marrom, que é bem discreta no início do processo, tendendo a aumentar depois.
- Lacinho ou tope: é impossível não perceber o desconforto que alguns mascotes sentem em ter alguma coisa colada na testa, focinho ou orelhas.
- Otite: pode vir acompanhada de secreção amarela e dor. Geralmente, o pet chora quando coça o ouvido e evita ser tocado nessa região. O quadro requer medicação.
- Doença nos olhos: síndrome do olho seco, mais comum em cães idosos, ulcerações de córnea e até corpos estranhos podem fazer com que chacoalhe a cabeça e esfregue os olhos com as patas da frente.
- Catarata: alguns animais podem tentar se livrar do incômodo na visão balançando a cabeça.
- Labirintite: otites sem tratamento podem evoluir para quadros mais complexos, como a labirintite.
- Pelos nos olhos: verifique se seu pet não está incomodado com excesso de pelos que caem sobre seus olhos.
- Bicheira: em meses mais quentes, larvas de moscas podem estar comprometendo a saúde de áreas adjacentes ao ouvido. O cheiro forte acompanha o quadro.
Qualquer uma dessas situações pode causar desconforto no seu cachorro. Observe se o seu mascote também esfrega os olhos.
Na dúvida, converse com o esteticista de seu pet e também com o veterinário sobre o que pode estar causando o insistente balançar da cabeça.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação.