Tem cachorro que adora meter o nariz - e a boca - no jardim alheio. Há casos em que o tutor deve colocar um arsenal de proteção ao ataque do mascote que insiste em fazer de determinada folhagem o seu playground preferido.
Embora alguns cães com dor de estômago procurem uma graminha para comer, outros simplesmente têm certo fascínio no sabor de algumas folhas e flores.
Por que cachorro come grama?
Alguns cães podem mostrar interesse por grama ou folhagens por estarem sentindo algum odor sobre elas. A urina de uma cadela no cio ou de filhotes é um exemplo disso.
Um cão pode lamber e até comer a grama por onde outro pet passou simplesmente porque gostou do odor que ali está. Embora o mais comum seja urinar em cima do odor do outro, saiba que isso pode acontecer.
Da mesma forma, ao passear em parques, pode acontecer de um resto de comida estar sob forma de migalhas entre a grama. Isso também fará com que seu mascote a coma até a raiz, se o petisco for do interesse dele - carne, por exemplo.
Mas tirando odores e alimentos, um animal com dor de estômago pode colocar alguma coisa para dentro para dar fim a algum incômodo abdominal. Nesse caso, ele estaria seguindo um instinto de ingerir algo que "toque" naquele lugar que o está incomodando. Como eles não têm dedos para provocar o vômito, podem comer grama - e até pedrinhas - para depois vomitar o que foi ingerido, em uma tentativa de "limpar" o que está importunando lá dentro.
Como saber se ele está comendo porque gosta ou porque está com dor?
Esteja atento se seu pet está com jeito diferente, mais apático e com cara de poucos amigos quando come grama. Esta é uma maneira de tentar entender a razão do súbito ataque a uma gramínea e pode valer um atendimento veterinário. Mal-estar passageiro com algum alimento pode causar essa vontade de comer um verdinho - e não necessariamente grama, mas uma planta qualquer.
Porém, se seu pet ingeriu grama pelas razões acima descritas, os odores, em um primeiro momento não há com o que se preocupar. Contudo, pode não ser nada higiênico, ainda mais se estamos falando de uma grama que está suja com fezes de passarinho, de gato ou de outro animal. Aí seu mascote está também correndo o risco de estar colocando para dentro do intestino ovos de parasitas. E esta poderá ser uma razão de dor de barriga alguns dias depois: ter consumido grama contaminada por excremento.
Por fim, saiba que na maioria das vezes se trata apenas de um entretenimento de seu mascote. Mas é bom saber qual a planta que está servindo de brinquedo. Isso porque algumas podem provocar dor de estômago no seu pet, que pode até sair intoxicado com essa brincadeira. As inofensivas Comigo-ninguém-pode, Azaléia e Kalanchoé são alguns exemplos.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com.